domingo, 14 de abril de 2013

Reflexões

           Muitas vezes pensamos em alguma coisa ou lemos algo que pode nos ajudar de alguma forma, pois como evidencia o dito popular, ´´as palavras têm poder´´, e elas servem para nos animar, para nos fortalecer, para nos encorajar etc. Prova disso é que muitas vezes, ao lermos alguma coisa, nos pegamos pensando: ´´nossa, isso foi escrito para mim´´, ´´como eu não pensei nisso antes´´, e a partir disso nos encorajamos a fazer o que já queríamos há tempos ou mudamos a forma de pensar ou agir com relação a alguma coisa na vida. Portanto, poste aqui uma reflexão, um pensamento, uma ideia que você considera benéfica, útil ou agradável a alguém. Poste alguma coisa que possa nos ajudar de alguma forma. Então, boa sorte para você, eu já dei o ponta pé inicial, já postei a minha ideia.

          Dentro de cada um de nós existem dois lobos. Sim, isso mesmo, dois lobos, um bom e um mau. O lobo bom representa todas as coisas boas que temos e cultivamos na nossa vida: a humildade, a reflexão, a obediência, a solidariedade, a compaixão, a coragem, a alegria, a confiança, a fé, a honestidade etc. O lobo mau representa todas as coisas ruins que temos e cultivamos na nossa vida: o egoísmo, a mentira, a falsidade, a inveja, a desobediência, o desrespeito, a libertinagem, a descrença, a preguiça, a ira etc. E todos os dias da nossa vida esses dois lobos travam um duelo mortal, do nascer ao pôr do sol, e apenas um sai vitorioso. E sabe que lobo ganha a batalha diária durante toda a sua vida? Aquele que você alimenta.

132 comentários:

  1. já coloquei esse texto em outro post, mais vou por aqui de novo....

    Voe cada vez mais alto

    Um jovem piloto experimentava um monomotor muito frágil, uma daquelas sucatas usadas na segunda guerra mundial, mas que ainda tinha condições de voar.

    Ao levantar voo, ouviu um ruído vindo debaixo de seu assento. Era um rato que roía uma das mangueiras que dava sustentação para o avião permanecer nas alturas. Preocupado, pensou em retornar ao aeroporto para se livrar do seu incômodo e perigoso passageiro, mas lembrou-se de que devido à altura o rato logo morreria sufocado.

    Então voou cada vez mais alto e notou que os ruídos que estavam colocando em risco sua viagem tinham acabado, conseguindo assim fazer sua arrojada aventura ao redor do mundo, que era seu grande sonho...

    Moral da história:

    Se alguém ameaçá-lo, voe cada vez mais alto...

    Se alguém criticá-lo, voe cada vez mais alto...

    Se alguém tentar destruí-lo por inveja e fofocas, voe cada vez mais alto...
    e por fim, se alguém cometer alguma injustiça com você, voe cada vez mais alto...

    Sabe por quê? Ameaçadores, críticos, invejosos e injustos são iguais aos "ratos" - não resistem às grandes alturas.

    ResponderExcluir
  2. APRENDENDO A DESAPRENDER

    Passamos a vida inteira ouvindo os sábios conselhos dos outros. Tens que aprender a ser mais flexível, tens que aprender a ser menos dramática, tens que aprender a ser mais discreta, tens que aprender... praticamente tudo.
    Mesmo as coisas que a gente já sabe fazer, é preciso aprender a fazê-las melhor, mais rápido, mais vezes. Vida é constante aprendizado. A gente lê, a gente conversa, a gente faz terapia, a gente se puxa pra tirar nota dez no quesito "sabe-tudo". Pois é. E o que a gente faz com aquilo que a gente pensava que sabia?
    As crianças têm facilidade para aprender porque estão com a cabeça virgem de informações, há muito espaço para ser preenchido, muitos dados a serem assimilados sem a necessidade de cruzá-los: tudo é bem-vindo na infância. Mas nós já temos arquivos demais no nosso winchester cerebral. Para aprender coisas novas, é preciso antes deletar arquivos antigos. E isso não se faz com o simples apertar de uma tecla. Antes de aprender, é preciso dominar a arte de desaprender.
    Desaprender a ser tão sensível, para conseguir vencer mais facilmente as barreiras que encontramos no caminho. Desaprender a ser tão exigente consigo mesmo, para poder se divertir com os próprios erros. Desaprender a ser tão coerente, pois a vida é incoerente por natureza e a gente precisa saber lidar com o inusitado. Desaprender a esperar que os outros leiam nosso pensamento: em vez de acreditar em telepatia, é melhor acreditar no poder da nossa voz. Desaprender a autocomiseração: enquanto perdemos tempo tendo pena da gente mesmo, os demais seguiram em frente.
    A solução é voltar ao marco zero. Desaprender para aprender. Deletar para escrever em cima.
    Houve um tempo em que eu pensava que, para isso, seria preciso nascer de novo, mas hoje sei que dá pra renascer várias vezes nesta mesma vida. Basta desaprender o receio de mudar.
    Martha Medeiros

    ResponderExcluir
  3. Ótimas reflexões, meninos, parabéns. Fico feliz pela participação de vcs no blog, afinal, ele foi feito para todos nós. Ele é uma ferramenta a mais ao nosso auxílio em relação à aprendizagem. Fiquem todos com Deus e grande abraço.

    ResponderExcluir
  4. Vencer o Mundo da Vida BanalDe início creio, como Schopenhauer, que um dos motivos mais fortes conduzindo à arte e à ciência é o desejo de evasão da existência terra a terra com a sua aspereza dolorosa e o seu desolado vazio, de libertação das peias dos próprios desejos eternamente volúveis. É uma força impelindo os que a ela são sensíveis a sair da existência pessoal para o mundo da contemplação e da compreensão objectiva; esse motivo é semelhante à atracção, que leva o habitante da cidade irresistivelmente a sair do seu ambiente barulhento e confuso e procurar a paisagem calma dos altos montes, onde o olhar se espraia pelo ar tranquilo e puro e acaricia as linhas calmas, que parecem ter sido criadas para a eternidade. A esse motivo negativo, porém, alia-se outro positivo. O homem procura formar para si, de qualquer modo adequado, uma imagem simples e clara do Mundo e vencer assim o mundo da vida banal tentando substituí-lo, até certo grau, por essa mesma imagem. É o que faz o pintor, o poeta, o filósofo especulativo e o cientista da natureza, cada um à sua maneira. É dessa imagem e da sua conformação que ele faz o centro da sua vida afectiva, para procurar aquela tranquilidade e segurança que não consegue encontrar no turbilhão demasiado estreito da experiência pessoal.

    ResponderExcluir
  5. Este é um pequeno trecho de um livro que li recentemente, chamado O Diário de Anne Frank.

    "Enquanto ainda há disto, pensei, um Sol tão brilhante, um céu sem nuvens e tão azul, e enquanto me é dado ver e viver tamanha beleza, não devo estar triste. Para qualquer pessoa que se sinta só ou infeliz, ou que esteja preocupada, o melhor remédio é sair para o ar livre, ir para qualquer parte, onde possa estar só com o céu e com a natureza, e com Deus. Então compreende que tudo é como deve ser e que Deus quer ver os homens felizes no meio da natureza, simples e bela. Enquanto assim for - e julgo que será sempre assim - sei que há uma consolação para todas as dores e em todas as circunstâncias. Creio que a natureza alivia os sofrimentos."

    ResponderExcluir
  6. Uma vez Charles Chapilin.. : ''A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos.'' Prefiro encarar a vida sorrindo, do que com uma lagrima no rosto..

    ResponderExcluir
  7. As horas e as circunstâncias podem mudar a qualquer momento.Não desvalorize nem machuque ninguém na vida.
    Você pode ser poderoso hoje,mas o tempo é mais poderoso que você.
    uma árvore faz um milhão de palitos de fósforo, mas quando chega a hora,apenas um palito de fósforo pode queimar milhões de árvores.

    ResponderExcluir
  8. Uma amiga minha me mostrou esse texto e achei super interessante, é meio grande mas é otimo!

    "Namore um cara que se orgulha da biblioteca que tem, ao invés do carro, das roupas ou do penteado. Ele também tem essas coisas, mas sabe que não é isso que vai torná-lo interessante aos seus olhos. Namore um cara que tenha uma pilha de três ou quatro livros na cabeceira e que lembre do nome da professora que o ensinou as primeiras letras.
    Encontre um cara que lê. Não é difícil descobrir: ele é aquele que tem a fala mansa e os olhos inquietos. Ele é aquele que pede, toda vez que vocês saem para passear, para entrar rapidinho na livraria, só para olhar um pouco. Sabe aquele que às vezes fica calado porque sabe que as palavras são importantes demais para serem desperdiçadas? Esse é o que lê.
    Ele é o cara que não tem medo de se sentar sozinho num café, num bar, num restaurante. Mas, se você olhar bem, ele não está sozinho: tem sempre um livro por perto, nem que seja só no pensamento. O rosto pode ser sério, mas ele não morde, não. Sente-se na mesa ao lado, estique o olho para enxergar a capa, sorria de leve. É bem fácil saber sobre o quê conversar.
    Diga algo sobre o Nobel do Vargas Llosa. Fale sobre sobre as novas traduções que andam saindo por aí. Cuidado: certos best-sellers são assunto proibido. Peça uma dica. Pergunte o que ele está lendo –e tenha paciência para escutar, a resposta nunca é assim tão fácil.
    Namore um cara que lê, ele vai entender um pouco melhor seu universo, porque já leu Simone, Clarice e –talvez não admita– sabe de memória uns trechos de Jane Austen. Seja você mesma, você mesmíssima, porque ele sabe que são as complicações, os poréns que fazem uma grande heroína. Um cara que lê enxerga em você todas as personagens de todos os romances.
    Um cara que lê não tem pressa, sabe que as pessoas aprendem com os anos, que qualquer um dos grandes tem parágrafos ruins, que o Saramago começou já velho, que o Calvino melhorou a cada romance, que o Borges pode soar sem sentido e que os russos precisam de paciência.
    Um namorado que lê gosta de muita coisa, mas, na dúvida, é fácil presenteá-lo: livro no aniversário, livro no Natal, livro na Páscoa. E livro no Dia das Crianças, por que não? Um cara que lê nunca abandonará uma pontinha de vontade de ser Mogli, o menino lobo.
    E você também ganhará um ou outro livro de presente. No seu aniversário ou no Dia dos Namorados ou numa terça-feira qualquer. E já fique sabendo que o mais importante não é bem o livro, mas o que ele quis dizer quando escolheu justo esse. Um cara que lê não dá um livro por acaso. E escreve dedicatórias, sempre.
    Entenda que ele precisa de um tempo sozinho, mas não é porque quer fugir de você. Invariavelmente, ele vai voltar –com o coração aquecido– para o seu lado.
    Demonstre seu amor em palavras, palavras escritas, falas pausadas, discursos inflamados. Ou em silêncios cheios de significados; nem todo silêncio é vazio.
    Ele vai se dedicar a transformar sua vida numa história. Deixará post-its com trechos de Tagore no espelho, mandará parágrafos de Saint-Exupéry por SMS. Você poderá, se chegar de mansinho, ouví-lo lendo Neruda baixinho no quarto ao lado. Quem sabe ele recite alguma coisa, meio envergonhado, nos dias especiais. Um cara que lê vai contar aos seus filhos a História Sem Fim e esconder a mão na manga do pijama para imitar o Capitão Gancho.
    Namore um cara que lê porque você merece. Merece um cara que coloque na sua vida aquela beleza singela dos grandes poemas. Se quiser uma companhia superficial, uma coisinha só para quebrar o galho por enquanto, então talvez ele não seja o melhor. Mas se quiser aquela parte do "e eles viveram felizes para sempre", namore um cara que lê.
    Ou, melhor ainda, namore um cara que escreve."

    ResponderExcluir
  9. Frase do livro "Encontro com a morte" de Agatha Christie
    "Não adianta querermos ver só o lado bom da vida. Por detrás das convenções do cotidiano existe um grande reservatório de maldade. O gosto pela maldade em si. Mas se isto for frustado, se a pessoa recalar esse desejo e não puser em prática aparecem as mais estranhas perversões. O hábito da crueldade, como qualquer outro, pode ser cultivado, pode tomar conta das pessoas."

    ResponderExcluir
  10. Meus queridos alunos, pessoas por quem tenho grande admiração e respeito, estou eufórico com tamanha significância de suas escritas. Para confessar, nem sei lhes dizer que reflexão é melhor. Na verdade nenhuma é melhor que outra, pois todas são diferentes e cada uma tem a sua beleza, o seu encantamento. A vcs, parabéns pela participação e pelas excelentes postagens. O blog foi criado para vcs e são vcs que o enriquecem e fazem valer a pena todas as minhas visitas aqui. A nível de sugestão, tanto o rapaz quanto a moça, devem ser mais seletos na escolha de seus relacionamentos, pois só assim evitaremos desgastes e complicações. Assim como os demais, adorei a reflexão da Larissa.

    REFLEXÃO: MUITOS SÃO OS PLANOS NO CORAÇÃO DO HOMEM, MAS SOMENTE A VONTADE DE DEUS SE REALIZA!!

    ResponderExcluir
  11. Há momentos na vida em que sentimos tanto a falta de alguém…
    que o que mais queremos é tirar esta pessoa de nossos sonhos e abraça-la…
    Sonhe com aquilo que você quiser…
    Seja o que você quer ser…
    Porque você possui apenas uma vida
    E nela só temos uma chance de fazer aquilo que queremos.
    Tenha felicidade bastante para faze-la doce,
    dificuldades para faze-la forte,
    tristeza para faze-la humana.
    E esperança suficiente para faze-la feliz.
    As pessoas mais felizes não tem as melhores coisas,
    elas sabem fazer o melhor das oportunidades que aparecem em seus caminhos.
    A felicidade aparece para aqueles que choram…
    Para aqueles que buscam e tentam sempre…
    E para aqueles que reconhecem a importância das pessoas que passam por suas vidas.
    O futuro mais brilhante é baseado num passado intensamente vivido.
    Você só terá sucesso na vida quando perdoar os erros e as decepções do passado.
    A vida é curta, mas as emoções que podemos deixar…
    …duram uma eternidade…

    ResponderExcluir
  12. Reflexao do dia !

    Antes, a questão era descobrir se a vida precisava de ter algum significado para ser vivida. Agora, ao contrário, ficou evidente que ela será vivida melhor se não tiver significado.

    ResponderExcluir
  13. REFLEXÃO DA SEMANA: Durante a nossa vida, passamos por experiência boas e ruins, choramos, sorrimos, ficamos tristes e alegres, e muitas vezes nos perguntamos por quê. Mas a verdade é que para tudo há um propósito, uma justificativa, uma providência. Desse modo, percebemos que a nossa vida é repleta de altos e baixos, e cada coisa tem o seu tempo certo para acontecer. Há tempo para chorar, há tempo para sorrir, há tempo plantar, há tempo para colher, para trabalhar, para descansar, para falar, para calar, para ouvir etc. Ótima e abençoada semana a todos. Fiquem com Deus e grande abraço.

    ResponderExcluir
  14. "Sorria, enquanto o sol brilhar pela manhã. Sorria, enquanto puder acordar. Sorria, para que ninguém te deixe desanimar. Sorria, para voltar para sua casa enquanto o dia estiver virando noite. Sorria, para que a vida sorria de volta para você. E enquanto eu conseguir enxergar as linhas do horizonte, irei sorrir. Irei amar. Irei correr. Irei pensar. Irei viver."

    ResponderExcluir
  15. LEIA E REFLITA!
    '' As vezes queremos voltar no tempo, e fazer algo diferente... Talvez concertar um erro ou simplesmente não comete-lo... As vezes apanhamos da vida e mesmo assim queremos lutar de novo... As vezes tudo parece ser tão difícil, mas na verdade nós somos a única dificuldade... As vezes dá até vontade de morrer, mas na verdade queremos apenas matar a dor, e não dá pra reclamar, Pois o vento que leva aquilo que amamos, é o mesmo que traz o que aprendemos a AMAR ! ''

    ResponderExcluir
  16. Não, não digas
    Escute, sim escute
    Todos sabem verdades
    Verdades que pouco sabem as suas origens
    Ou se realmente são verdades
    Escute, sim escute
    Escute Você
    Aprenda, sim aprenda com seu coração e mente
    São eles sua fonte do saber e da vida
    Seja feliz com Você!

    Não ame alguém pela sua beleza ,mas pela beleza que essa pessoa possa trazer para o seu mundo!

    ResponderExcluir
  17. O Contato com a escrita é algo meio confuso ,estranho,pois durante a leitura e a escrita conhecemos várias palavras e isso causa diversas dúvidas sobre seus significados, Língua Portuguesa, complexa , indescritível,magnifica,exuberante que por meio dela aprendemos,emocionamos,comunicamos, e caminhamos para mundos diferentes como mundo românticos,tristes,engraçados,esta tal Língua Portuguesa que admiro e muito !

    ResponderExcluir
  18. REFLEXÃO DA SEMANA: guardar mágoa, tristeza ou ressentimento de alguém é o mesmo que beber veneno e esperar que o outro morra.

    ResponderExcluir
  19. Perdoar

    Nunca é tarde pra voltar atrás,
    arrependimento, é a luz da consciência,
    pelos acertos morais
    Nunca é tarde para recomeçar,
    corrigir as nossas falhas, e de amor
    falar...
    As dores da alma, se extinguem no perdão,
    nos promove um sorriso, alivia o coração,
    e na ânsia do querer, ofertar sem que olhos vejam
    é mais tarde receber, da lembrança, a gratidão...

    ResponderExcluir
  20. AMOR NÃO SE PEDE...

    As mágoas podem ser muitas,
    mas a de um amor
    que naufraga e vai ao fundo
    deixa sempre
    marcas profundas.

    Cíúme em geral,excesso de
    zelos, carinhos
    excessivos,
    amor em demasia, podem de
    repente"sufocar" quem deles
    se alimenta.

    Amor não se pede...amor se
    oferece, dá-se.
    O amor não pode admitir
    exclusivismos
    quando se percebe que uma
    relação está mais
    prá lá de Marrakesh.
    Se um não quer mais seguir
    na relação
    deve buscar seu caminho
    para não magoar
    mais ainda seu parceiro/a.
    O amor deve
    fluir com tranquilidade e
    devemos crer nele.
    Faltando o amor e a paixão
    que lhe aviva...
    então melhor separar o joio
    do trigo.
    Senão não apenas um viverá
    mal...mas dois.
    Muito se fala de amor...mas o
    que mais se vê
    são discussões histéricas e
    uma
    falta total de compreensão
    do que realmente
    seja o amor.
    Amor não é só uma palavra.
    Amor é ação.
    E se esta for imperfeita,
    desfaz-se o sonho...Melhor
    então começar
    outro sonho...outro amor...
    mesmo até sabendo
    que poderá conduzir ao
    mesmo caminho.
    Do destino não sabemos
    nada mesmo.
    Portanto,se você não está
    satisfeito/a,
    então converse claramente
    o assunto
    e dê o xeque mate.

    Sofrer para quê?

    ResponderExcluir
  21. Com certeza um dos textos mais lindos que já li.***************

    Médico cancerologista, já calejado com longos 29 anos de atuação profissional, com toda vivência e experiência que o exercício da medicina anos traz, posso afirmar que cresci e me modifiquei com os dramas vivenciados pelos meus pacientes.

    ResponderExcluir
  22. Dizem que a dor é quem ensina a gemer. Não conhecemos nossa verdadeira dimensão, até que, pegos pela adversidade, descobrimos que somos capazes de ir muito mais além. Descobrimos uma força mágica que nos ergue, nos anima, e não raro, nos descobrimos confortando aqueles que vieram para nos confortar. Um dia, um anjo passou por mim…

    No início da minha vida profissional, senti-me atraído em tratar crianças,me entusiasmei com a oncologia infantil. Tinha, e tenho ainda hoje, um carinho muito grande por crianças. Elas nos enternecem e nos surpreendem como suas maneiras simples e diretas de ver o mundo, sem meias verdades.

    Quando perdemos um paciente, voltamos à planície, experimentamos o fracasso e os limites que a ciência nos impõe e entendemos que não somos deuses. Somos forçados a reconhecer nossos limites!

    Recordo-me com emoção do Hospital do Câncer de Pernambuco, onde dei meus primeiros passos como profissional. Nesse hospital, comecei a freqüentar a enfermaria infantil, e a me apaixonar pela oncopediatria. Mas também comecei a vivenciar os dramas dos meus pacientes, particularmente os das crianças, que via como vítimas inocentes desta terrível doença que é o câncer.

    Com o nascimento da minha primeira filha, comecei a me acovardar ao ver o sofrimento destas crianças. Até o dia em que um anjo passou por mim.


    ResponderExcluir
  23. Meu anjo veio na forma de uma criança já com 11 anos, calejada, porém por 2 longos anos de tratamentos os mais diversos, hospitais, exames, manipulações, injeções, e todos os desconfortos trazidos pelos programas de quimioterapias e radioterapia. Mas nunca vi meu anjo fraquejar. Já a vi chorar sim, muitas vezes, mas não via fraqueza em seu choro. Via medo em seus olhinhos algumas vezes, e isto é humano! Mas via confiança e determinação. Ela entregava o bracinho à enfermeira, e com uma lágrima nos olhos dizia: “vai tia, precisa para eu ficar boa!”

    Um dia, cheguei ao hospital de manhã cedinho e encontrei meu anjo sozinho no quarto. Perguntei pela mãe. E comecei a ouvir uma resposta que ainda hoje não consigo contar sem vivenciar profunda emoção.

    Meu anjo respondeu:

    - Tio, disse-me ela, às vezes minha mãe sai do quarto para chorar escondido lá no corredor, quando eu morrer, acho que ela vai ficar com muita saudade de mim, mas eu não tenho medo de morrer, tio. Eu não nasci para esta vida!

    Pensando no que a morte representava para crianças, que assistem seus heróis morrerem e ressuscitarem nos seriados e filmes, indaguei:

    E o que morte representa para você, minha querida?

    - Olha tio, quando agente é pequena, às vezes, vamos dormir na cama do nosso pai e no outro dia acordamos no nosso quarto, em nossa própria cama não é?(Lembrei minhas filhas, na época crianças de 6 e 2 anos, costumavam dormir no meu quarto e após dormirem eu procedia exatamente assim.)

    É isso mesmo, e então?

    - Vou explicar o que acontece, continuou ela: Quando nós dormimos, nosso pai vem e nos leva nos braços para o nosso quarto, para nossa cama, não é?

    É isso mesmo querida, você é muito esperta!

    - Olha tio, eu não nasci para esta vida! Um dia eu vou dormir e o meu Pai vem me buscar.. Vou acordar na casa Dele, na minha vida verdadeira!

    Fiquei “entupigaitado”. Boquiaberto, não sabia o que dizer. Chocado com o pensamento deste anjinho, com a maturidade que o sofrimento acelerou, com a visão e grande espiritualidade desta criança, fiquei parado, sem ação.

    - E minha mãe vai ficar com muitas saudades minha, emendou ela.

    Emocionado, travado na garganta, contendo uma lágrima e um soluço, perguntei ao meu anjo:

    E o que saudade significa para você, minha querida?

    - Não sabe não tio? Saudade é o amor que fica!

    Hoje, aos 53 anos de idade, desafio qualquer um dar uma definição melhor, mais direta e mais simples para a palavra saudade: é o amor que fica! Um anjo passou por mim…. Foi enviado para me dizer que existe muito mais entre o céu e a terra, do que nos permitimos enxergar. Que geralmente, absolutilizamos tudo que é relativo (carros novos, casas, roupas de grife, jóias) enquanto relativizamos a única coisa absoluta que temos… Nossa transcendência…
    Meu anjinho já se foi, há longos anos. Mas me deixou uma grande lição, vindo de alguém que jamais pensei, por ser criança e portadora de grave doença, e a quem nunca mais esqueci. Deixou uma lição que ajudou a melhorar a minha vida, a tentar ser mais humano e carinhoso com meus doentes, a repensar meus valores. Hoje, quando a noite chega e o céu está limpo, vejo uma linda estrela a quem chamo “meu anjo”, que brilha e resplandece no céu. Imagino ser ela, fulgurante em sua nova e eterna casa.
    Obrigado anjinho, pela vida bonita que teve, pelas lições que ensinastes,pela ajuda que me destes.Que bom que existem saudades!
    O amor que ficou é eterno!!!

    ResponderExcluir
  24. Para os erros há perdão;
    para os fracassos, chance;
    para os amores impossíveis, tempo...

    Não deixe que a saudade sufoque,
    que a rotina acomode,
    que o medo impeça de tentar.
    Desconfie do destino e acredite em você.

    Gaste mais horas realizando que sonhando,
    fazendo que planejando, vivendo que esperando.
    Porque, embora quem quase morre esteja vivo,
    quem quase vive já morreu.

    — Luis Fernando Veríssimo

    ResponderExcluir
  25. Podemos acreditar que tudo que a vida nos oferecerá no futuro é repetir o que fizemos ontem e hoje. Mas, se prestarmos atenção, vamos nos dar conta de que nenhum dia é igual a outro. Cada manhã traz uma benção escondida; uma benção que só serve para esse dia e que não se pode guardar nem desaproveitar.
    Se não usamos este milagre hoje, ele vai se perder.
    Este milagre está nos detalhes do cotidiano; é preciso viver cada minuto porque ali encontramos a saída de nossas confusões, a alegria de nossos bons momentos, a pista correta para a decisão que tomaremos.
    Nunca podemos deixar que cada dia pareça igual ao anterior porque todos os dias são diferentes, porque estamos em constante processo de mudança.

    ResponderExcluir
  26. NÃO DESISTA NUNCA


    Se você não acreditar naquilo que você é capaz de fazer; quem vai acreditar?
    Dizer que existe uma idade certa, tempo certo, local certo, não existe.
    Somente quando você estiver convicto daquilo que deseja e esta convicção fizer parte integrante do processo.
    Mas quando ocorre este momento? Imagine uma ponte sobre um rio.
    Você está em uma margem e seu objetivo está na outra.
    Você pensa, raciocina, acredita que a sua realização está lá.
    Você atravessa a ponte, abraça o objetivo e não olha para traz.
    Estoura a sua ponte.
    Pode ser que tenha até dificuldades, mas se você realmente acredita que pode realizá-lo, não perca tempo: vá e faça.
    Agora, se você simplesmente não quer ficar nesta margem e não tem um objetivo definido, no momento do estouro, você estará exatamente no meio da ponte.
    Já viu alguém no meio de uma ponte na hora da explosão... eu também não.
    Realmente não é simples.
    Quando você visualizar o seu objetivo e criar a coragem suficiente em realizá-lo, tenha em mente que para a sua concretização, alguns detalhes deverão estar bem claros na cabeça ou seja, facilidades e dificuldades aparecerão, mas se realmente acredita que pode fazer, os incômodos desaparecerão.
    É só não se desesperar.
    Seja no mínimo um pouco paciente.
    Pois é, as diferenças básicas entre os três momentos são:
    ESTOURAR A PONTE ANTES DE ATRAVESSÁ-LA Você começou a sonhar... sonhar... sonhar! De repente, sentiu-se estimulado a querer ou gozar de algo melhor.
    Entretanto, dentro de sua avaliação, começa a perceber que fatores que fogem ao seu controle, não permitem que suas habilidades e competências o realize.
    Pergunto, vale a pena insistir?
    Para ficar mais tangível, imaginemos que uma pessoa sonhe viver ou visitar a lua, mas as perspectivas do agora não o permitem, adianta ficar sonhando ou traçando este objetivo?
    Para que você não fique no mundo da lua, meio maluquinho, estoure a sua ponte antes de atravessá-la, rompa com este objetivo e parta para outros sonhos! ESTOURAR A PONTE NO MOMENTO DE ATRAVESSÁ-LA Acredito que tenha ficado claro, mas cabe o reforço.
    O fato de você desejar não ficar numa situação desagradável é válido, entretanto você não saber o que é mais agradável, já não o é! Ou seja, a falta de perspectiva nem explorada em pensamento, não leva a lugar algum. Você tem a obrigação consciencional de criar alternativas melhores.
    Nos dias de hoje, não podemos nos dar ao luxo de sair sem destino.
    O nosso futuro não é responsabilidade de outrem, nós é que construímos o nosso futuro. Sem desculpas, pode começar...
    ESTOURAR A PONTE DEPOIS DE ATRAVESSÁ-LA.
    No início comentei sobre as pessoas que realizaram o sucesso e outras que não tiveram a mesma sorte.
    Em primeiro lugar, acredito que temos de definir o que é sucesso.
    Sou pelas coisas simples, sucesso é gostar do que faz e fazer o que gosta.
    Tentamos nos moldar em uma cultura de determinados valores, onde o sucesso é medido pela posse de coisas, mas é muito mesquinho você ter e não desfrutar daquilo que realmente deseja.
    As pessoas que realizaram a oportunidade de estourar as suas pontes de modo adequado e consistente, não só imaginaram, atravessaram e encontraram os objetivos do outro lado.
    Os objetivos a serem perseguidos, foram construídos dentro de uma visão clara do que se queria alcançar, em tempo suficiente, de modo adequado, através de fatores pessoais ou impessoais, facilitadores ou não, enfim o grau de comprometimento utilizado para a sua concretização.

    A visão sem ação, não passa de um sonho.
    A ação sem visão é só um passatempo.
    A visão com ação pode mudar o mundo.
    Martha Medeiros

    ResponderExcluir
  27. REFLEXÃO DA SEMANA: NÃO PERMITA QUE UMA PESSOA O (A) FAÇA DESCER TÃO BAIXO A PONTO DE VC SENTIR ÓDIO.

    ResponderExcluir
  28. Um casamento centrado em Cristo é um casamento que dura uma vida toda.

    Naquela noite, enquanto minha esposa servia o jantar, eu segurei sua mão e disse: “Tenho algo importante pra lhe dizer”. Ela se sentou e jantou sem dizer uma palavra. Pude ver sofrimento em seus olhos. De repente, eu também fiquei sem palavras. No entanto, eu tinha que dizer a ela o que estava pensando. Eu queria o divórcio. E abortei o assunto calmamente. Ela não parecia irritada pelas minhas palavras e, simplesmente, perguntou em voz baixa: “Por quê?”. Eu evitei responder, o que a deixou muito brava. Ela jogou o talher longe e gritou: “Você não é homem!”. Naquela noite nós não conversamos mais. Pude ouvi-la chorando. Eu sabia que ela queria um motivo para o fim do nosso casamento. Mas eu não tinha uma resposta satisfatória para esta pergunta. O meu coração não pertencia a ela mais e sim a Jane. Eu, simplesmente, não a amava mais, sentia pena dela. Sentindo-me muito culpado, rascunhei um acordo de divórcio, deixando para ela a casa, nosso carro e 30% das ações da minha empresa. Ela tomou o papel da minha mão e o rasgou violentamente. A mulher com quem vivi pelos últimos dez anos se tornou uma estranha para mim. Eu fiquei com dó deste desperdício de tempo e energia, mas eu não voltaria atrás do que disse, pois amava a Jane profundamente. Finalmente ela começou a chorar alto na minha frente, o que já era esperado. Eu me senti libertado, enquanto ela chorava. A minha obsessão por divórcio nas últimas semanas finalmente se materializava e o fim estava mais perto agora. No dia seguinte, eu cheguei em casa tarde e a encontrei sentada na mesa escrevendo. Eu não jantei, fui direto para a cama e dormi imediatamente, pois estava cansado depois de ter passado o dia com a Jane. Quando acordei no meio da noite, ela ainda estava sentada à mesa, escrevendo. Eu a ignorei e voltei a dormir. Na manhã seguinte, ela me apresentou suas condições: Ela não queria nada meu, mas pedia um mês de prazo para conceder o divórcio. Ela pediu que durante os próximos trinta dias a gente tentasse viver juntos da forma mais natural possível. As suas razões eram simples, o nosso filho faria alguns exames no próximo mês e precisava de um ambiente propício para preparar-se bem, sem os problemas de ter que lidar com o rompimento de seus pais. Isso me pareceu razoável, mas ela acrescenta algo mais. Ela me lembrou do momento em que eu a carreguei no colo para dentro da nossa casa no dia em que nos casamos e me pediu que durante os próximos trinta dias eu a carregasse para fora da casa todas as manhãs. Eu então percebi que ela estava completamente louca, mas aceitei sua proposta para não tornar meus próximos dias ainda mais intoleráveis. Eu contei para Jane sobre o pedido de minha esposa e ela riu muito e achou a história totalmente absurda. “Ela pensa que impondo condições assim vai mudar alguma coisa, melhor ela encarar a situação e encarar o divórcio”, disse Jane, em tom de gozação.

    ResponderExcluir
  29. Minha esposa e eu não tínhamos nenhum contato físico havia muito tempo, então quando eu a carreguei para fora da casa no primeiro dia foi totalmente estranho. Nosso filho aplaudiu dizendo: “O papai está carregando a mamãe no colo!”. Suas palavras me causaram constrangimento. Do quarto para a sala, da sala para a porta de entrada da casa, eu devo ter caminhado uns dez metros, carregando minha esposa no colo. Ela fechou os olhos e disse baixinho: “Não conte para o nosso filho sobre o divórcio”. Eu balancei a cabeça, mesmo discordando, e então a coloquei no chão assim que atravessamos a porta de entrada da casa. Ela foi pegar o ônibus para o trabalho e eu dirigi para o escritório. No segundo dia foi mais fácil para nós dois. Ela se apoiou no meu peito, eu senti o cheiro do perfume que ela usava. Eu então percebi há muito tempo não prestava atenção a esta mulher. Ela certamente tinha envelhecido nestes últimos dez anos, havia rugas em no seu rosto, seu cabelo estava ficando fino e grisalho. O nosso casamento teve muito impacto nela. Por uns segundos, cheguei a pensar no que havia feito para ela estar neste estado. No quarto dia, quando eu a levantei senti uma intimidade maior com o corpo dela. Esta mulher havia dedicado dez anos da vida dela a mim. No quinto dia, a mesma coisa. Eu não disse nada a Jane, mas ficava cada dia mais fácil carregá-la do nosso quarto até á porta de entrada da casa. Talvez meus músculos estejam mais firmes com o exercício, pensei. Certa manhã ela estava tentando escolher um vestido. Ela experimenta uma série deles, mas não conseguia achar um que servisse. Com um suspiro, ela disse: “Todos os meus vestidos estão grandes para mim”. Eu então percebi que ela realmente havia emagrecido bastante, daí a facilidade de carregá-la nos últimos dias. A realidade caiu sobre mim com uma ponta de remorso... Ela carrega tanta dor e tristeza em seu coração... Instintivamente, eu estiquei o braço e toquei seus cabelos. Nosso filho entrou no quarto neste momento e disse: “Pai, está na hora de você carregar a mamãe”. Para ele, ver o seu pai carregando sua mãe todas às manhãs se tornou parte da rotina da casa. Minha esposa abraçou nosso filho e o segurou em seus braços por alguns longos segundos. Eu tive que sair de perto, temendo mudar de idéia agora que estava tão perto do meu objetivo. Em seguida, eu a carreguei em meus braços, do quarto para a sala, da sala para a porta de entrada da casa. Sua mão repousava em meu pescoço. Eu a segurei firme contra o meu corpo. Lembrei-me do dia do nosso casamento. Mas o seu corpo tão magro me deixou triste. No último dia, quando eu a segurei em meus braços, por algum motivo não conseguia mover minhas pernas. Nosso filho já tinha ido para escola e eu me vi pronunciando estas palavras: “Eu não percebi o quanto perdemos a nossa intimidade com o tempo”. Eu não consegui dirigir para o trabalho... Fui até o meu novo futuro endereço bati na porta do quarto. A Jane abriu a porta e eu disse a ela: “Desculpe Jane. Eu não vou mais me divorciar”. Ela olhou pra mim sem acreditar e tocou minha testa: “Você está com febre?”. Eu tirei sua mão da minha testa e repeti: “Desculpe Jane eu não vou mais me divorciar. Meu casamento ficou chato porque nós não soubemos valorizar os pequenos detalhes da nossa vida e não por falta de amor. Agora eu percebi que desde o dia em eu carreguei minha esposa no dia do nosso casamento para nossa casa, eu devo segura-la até que a morte nos separe”. A Jane então percebeu que era sério. Deu-me um tapa no rosto, bateu a porta na minha cara e pudi ouvi-la chorando compulsivamente.

    ResponderExcluir
  30. Eu voltei para o carro e fui trabalhar. Na loja de flores, no caminho de volta para casa, eu comprei um buque de rosas para minha esposa. A atendente me perguntou o que eu gostaria de escrever no cartão. Eu sorri e escrevi: “Eu a carregarei em meus braços até que a morte nos separe”. Naquela noite quando cheguei em casa, com um buque de flores na mão e um grande sorriso no rosto, fui direto para o nosso quarto onde encontrei minha esposa deitada na cama-morta. Minha esposa estava com câncer e vinha se tratando a vários meses, mas eu estava muito preocupado com a Jane pra perceber que havia algo de errado com ela. Ela sabia que morreria em breve e quis poupar nosso filho dos efeitos de um divórcio, e prolongou nossa vida juntos, proporcionando ao nosso filho a imagem de nos dois juntos toda manhã. Pelo menos aos olhos do meu filho, eu sou um marido carinhoso.
    Os pequenos detalhes de nossa vida são o que realmente contam num relacionamento. Não é a mansão, o carro, as propriedades, o dinheiro no banco. Estes bens criam um ambiente propício à felicidade, mas não proporcionam mais do que conforto. Portanto encontre tempo para ser amigo de sua esposa, façam pequenas coisas um para o outro para mantê-los próximos e íntimos. Tenham um casamento real e feliz.

    ResponderExcluir
  31. Para refletir: garanto que não vão se arrepender!

    ''Três conselhos.''
    Um casal de jovens recém casados, era muito pobre e vivia de favores
    num sítio do interior.

    Um dia o marido fez a seguinte proposta à esposa:

    - Querida eu vou sair de casa e vou viajar para bem distante, vou
    arrumar um emprego e trabalhar até que eu tenha condições de voltar e
    dar a você uma vida mais digna e confortável. Não sei quanto tempo vou
    ficar longe de casa, só peço uma coisa: Que você me espere e, enquanto
    eu estiver fora, seja fiel a mim que eu serei fiel a você.

    Assim sendo o jovem saiu. Andou muitos dias a pé, até que encontrou um
    fazendeiro que estava precisando de alguém para ajudar em sua fazenda.
    Ele se ofereceu para trabalhar, e foi aceito.

    Sendo assim, pediu para fazer um pacto com o patrão e este aceitou. Ele
    disse:

    - Patrão eu peço só uma coisa para o Senhor. Deixe-me trabalhar pelo
    tempo que eu quiser e quando eu achar que eu devo ir embora o Senhor me
    dispensa das minhas obrigações. Eu não quero receber o meu salário.
    Peço que o Senhor o coloque na poupança até o dia que eu sair daqui. No
    dia em que eu sair o Senhor me dá o dinheiro e eu sigo o meu caminho.

    Tudo combinado, aquele jovem trabalhou durante vinte anos, sem férias e
    sem descanso.

    Depois de vinte anos ele chegou para o seu patrão e lhe disse:

    - Patrão eu quero o meu dinheiro, pois estou voltando para a minha casa.

    O patrão então lhe disse:

    - Tudo bem, nós fizemos um pacto e eu vou cumprir, só que antes eu quero
    lhe fazer uma proposta, tudo bem? Claro.

    E o jovem disse que poderia fazê-la.

    O patrão lhe disse:

    - Eu lhe dou todo o seu dinheiro e você vai embora ou eu lhe dou três
    conselhos e não lhe dou o dinheiro e você vai embora. Se eu lhe der o
    dinheiro eu não lhe dou os conselhos e se eu lhe der os conselhos eu não
    lhe dou o dinheiro. Vai pro seu quarto, pensa durante a noite e depois
    você vem e me dá a resposta.

    O rapaz pensou durante dois dias e depois procurou o patrão e lhe disse:

    - Patrão eu quero os três conselhos.

    O patrão lhe disse:

    - Se eu lhe der os conselhos eu não lhe dou o dinheiro.

    E o jovem lhe disse:

    - Eu quero os conselhos.

    O patrão então lhe falou:

    01) Nunca tome atalhos em sua vida, caminhos mais curtos e desconhecidos
    podem custar a sua vida;

    02) Nunca seja curioso para aquilo que é mal, pois a curiosidade pro mal
    pode ser mortal;

    03) Nunca tome decisões em momentos de ódio e de dor, pois você pode se
    arrepender e ser tarde demais.

    Após dar os três conselhos o patrão disse ao rapaz que já não era tão
    jovem assim:

    - Rapaz, aqui você tem três pães, dois são para você comer durante a
    viagem e o terceiro é para comer com a sua esposa quando chegar em sua
    casa.

    O rapaz saiu para seguir o seu caminho de volta para casa, depois de vinte
    anos longe de casa e da esposa que ele tanto amava.

    Andou durante o primeiro dia e encontrou um viajante que o cumprimentou e
    lhe perguntou:

    - Pra onde você vai? Ele respondeu, vou para um lugar muito distante que
    fica a mais de vinte dias de caminhada por esta estrada.

    O viajante lhe disse:

    - Rapaz, esse caminho é muito longo, eu conheço um atalho que é dez e você
    vai chegar em poucos dias.

    O rapaz ficou contente e começou a seguir pelo atalho, quando lembrou-se
    do primeiro conselho do seu patrão,

    01) Nunca tome atalhos em sua vida, caminhos mais curtos e desconhecidos
    podem custar a sua vida; então voltou e seguiu o seu caminho.

    Dias depois ele soube que aquilo era uma emboscada.

    Depois de alguns dias de viagem, achou uma pensão na beira da estrada onde
    pode hospedar-se. Pagou a diária e após tomar um banho deitou-se para
    dormir. De madrugada acordou assustado com um grito estarrecedor.

    ResponderExcluir
  32. CONTINUAÇÃO---

    Levantou-se de um salto só e dirigiu-se à porta para ir até o local do
    grito. Quando estava abrindo a porta, lembrou-se do segundo conselho.

    02) Nunca seja curioso para aquilo que é mal, pois a curiosidade pro mal
    pode ser mortal;

    Voltou, deitou-se e dormiu. Ao amanhecer, após tomar o café, o dono da
    hospedagem lhe perguntou se ele não havia ouvido um grito e ele disse que
    tinha ouvido.

    O hospedeiro disse:

    - E você não ficou curioso?

    Ele disse que não. Então o hospedeiro lhe falou:

    - Você é o único que sai vivo daqui, pois eu sou louco e grito durante a
    noite e quando o hóspede sai eu o mato, e lhe mostrou vários cadáveres.

    O rapaz seguiu a sua longa caminhada, ansioso por chegar em sua casa.

    Depois de muitos dias e noites de caminhada, já ao entardecer, viu entre
    as árvores a fumaça da sua casinha, andou e logo viu entre os arbustos a
    silhueta da sua esposa.

    O dia estava escurecendo, mas ele pode ver que a sua esposa não estava só.

    Andou mais um pouco e viu que a sua esposa tinha, sentado em seu colo, um homem a quem ela estava acariciando os cabelos.
    Quando ele viu aquela cena o seu coração se derreteu de ódio e amargura e ele decidiu-se a correr de encontro aos dois e a matá-los sem piedade. Respirou fundo e apressou os passos, quando se lembrou do terceiro conselho.

    03 Nunca tome decisões em momentos de ódio e de dor, pois você pode se
    arrepender e ser tarde demais.
    Então ele parou, refletiu e decidiu dormir aquela noite ali mesmo e no
    dia seguinte ele tomaria uma decisão.
    Ao amanhecer, já com a cabeça fria ele disse:
    - Não vou matar minha esposa e nem o seu amante. Vou voltar para o meu
    patrão e pedir que ele me aceite de volta. Só que antes eu quero dizer
    para a minha esposa que eu fui fiel a ela.
    Dirigiu-se à porta da casa e bateu.
    Quando a esposa abre a porta e reconhece que é o seu marido, ela se
    atira ao seu pescoço e o abraça afetuosamente. Ele tenta afastá-la, mas
    não consegue.
    Então com lágrimas ele lhe diz:
    - Eu fui fiel a você e você me traiu.
    Ela espantada lhe respondeu:
    - Como? Eu não lhe traí, antes o esperei durante esses vinte anos.

    Ele lhe perguntou:
    - E aquele homem que você estava acariciando ontem ao entardecer?

    E ela lhe disse:
    - Aquele homem é nosso filho. Quando você foi embora eu descobri que
    estava grávida e hoje ele está com vinte anos de idade.

    Então o marido entrou, conheceu e abraçou seu filho, contou-lhes toda a
    sua história enquanto a esposa preparava o café, e então sentaram-se para
    tomar o café e comer o último pão.
    Após a oração de agradecimento e lágrimas de emoção ele parte o pão, e
    ao parti-lo, ali estava todo o seu dinheiro...!

    ResponderExcluir
  33. "Não sei ...se a vida é curta ou longa demais para nós.
    Mas sei que nada do que vivemos tem sentido,
    se não tocamos o coração das pessoas.''

    Cora Coralina.

    ResponderExcluir
  34. É Proibido

    É proibido chorar sem aprender,
    Levantar-se um dia sem saber o que fazer
    Ter medo de suas lembranças.

    É proibido não rir dos problemas
    Não lutar pelo que se quer,
    Abandonar tudo por medo,

    Não transformar sonhos em realidade.
    É proibido não demonstrar amor
    Fazer com que alguém pague por tuas dúvidas e mau-humor.
    É proibido deixar os amigos

    Não tentar compreender o que viveram juntos
    Chamá-los somente quando necessita deles.
    É proibido não ser você mesmo diante das pessoas,
    Fingir que elas não te importam,

    Ser gentil só para que se lembrem de você,
    Esquecer aqueles que gostam de você.
    É proibido não fazer as coisas por si mesmo,
    Não crer em Deus e fazer seu destino,

    Ter medo da vida e de seus compromissos,
    Não viver cada dia como se fosse um último suspiro.
    É proibido sentir saudades de alguém sem se alegrar,

    Esquecer seus olhos, seu sorriso, só porque seus caminhos se
    desencontraram,
    Esquecer seu passado e pagá-lo com seu presente.
    É proibido não tentar compreender as pessoas,
    Pensar que as vidas deles valem mais que a sua,

    Não saber que cada um tem seu caminho e sua sorte.
    É proibido não criar sua história,
    Deixar de dar graças a Deus por sua vida,

    Não ter um momento para quem necessita de você,
    Não compreender que o que a vida te dá, também te tira.
    É proibido não buscar a felicidade,

    Não viver sua vida com uma atitude positiva,
    Não pensar que podemos ser melhores,
    Não sentir que sem você este mundo não seria igual.

    ResponderExcluir
  35. O correr da vida embrulha tudo.
    A vida é assim: esquenta e esfria,
    aperta e daí afrouxa,
    sossega e depois desinquieta.
    O que ela quer da gente é coragem!
    Bom mesmo é ir à luta com determinação,
    abraçar a vida com paixão,
    perder com classe
    e vencer com ousadia,
    porque o mundo pertence a quem se atreve
    e a vida é "muito" para ser insignificante.

    ResponderExcluir
  36. REFLEXÃO DA SEMANA: Se fizermos uma análise de tudo que nos preenche, nos faz sentir bem, felizes e realizados, chegaremos à conclusão de que as principais coisas são a família, as amizades, a saúde etc, ou seja, por mais que gostemos e desejemos bens materiais, eles nunca são as coisas insubstituíveis que temos na vida. Ótima semana a todos. Fiquem com Deus!

    ResponderExcluir
  37. Família unida é sinônimo de segurança.
    Paz e tranquilidade!
    Estrutura familiar é aconchego divino!
    É consolo e equilíbrio nos momentos difíceis!
    Manter a família sempre por perto é inteligente!
    Sinal de sabedoria!
    Pais, avós, irmãos, filhos, tios, primos, sobrinhos são importantes para fortalecer os laços saudáveis em cada um de nós!
    Na longa jornada da vida ter uma família apoiando, orientando e caminhando lado a lado, é um verdadeiro presente de Deus que deve ser conservado por toda a eternidade!
    Família feliz é caminhada segura. È ternura no coração.
    É certeza de vida cheia de harmonia e alegria!
    Quanto maior a união, mais será a força para as lutas diárias.
    Família unida é vida que flui tranquila como as águas da cachoeira.
    É oração!
    Sinal verde para enfrentar e vencer as pedras da caminhada!
    É consolo! Tranquilidade para o dia seguinte!
    É sucesso garantido. Manhã de sol. Vida que habita em cada um de nós!
    É ter amor de mãe, beijo de filho, risada gostosa de avó e conselho de pai, ajudando a construir e conservar a alegria do dia a dia!
    Mesmo distantes, conseguimos manter a chama desse amor
    O amor que nos une a cada dia, nos dando força para…
    Viver, nos dando força a cada caminhada, pois…
    Onde quer que vamos, sabemos que jamais estamos sozinhos. Os caminhos são diferentes, mas quando precisamos ali estamos nós em qualquer situação, acolhendo uns aos outros
    Semeando o amor de Deus, e o amor de nossos pais.

    ResponderExcluir
  38. Tem gente que está
    Do mesmo lado que você
    Mas deveria estar do lado de lá
    Tem gente que machuca os outros
    Tem gente que não sabe amar

    Tem gente enganando a gente
    Veja nossa vida como está
    Mas eu sei que um dia
    A gente aprende

    Se você quiser alguém
    Em quem confiar
    Confie em si mesmo

    Quem acredita
    Sempre alcança

    Mas é claro que o sol
    Vai voltar amanhã
    Mais uma vez, eu sei
    Escuridão já vi pior
    De endoidecer gente sã
    Espera que o sol já vem

    Nunca deixe que lhe digam:
    Que não vale a pena
    Acreditar no sonho que se tem
    Ou que seus planos
    Nunca vão dar certo
    Ou que você nunca
    Vai ser alguém

    Tem gente que machuca os outros
    Tem gente que não sabe amar
    Mas eu sei que um dia
    A gente aprende
    Se você quiser alguém
    Em quem confiar
    Confie em si mesmo!
    Quem acredita sempre alcança!

    ResponderExcluir
  39. Jamais desista de ser feliz, pois a vida é um espetáculo imperdível, ainda que se apresentem dezenas de fatores a demonstrarem o contrário.
    Jamais sofra antecipadamente. Pense positivo. Acredite nos seus sonhos. Nunca desista de lutar. A vida é generosa para aqueles que acreditam nela.
    Nunca desista por ser difícil. Dizem que tudo aquilo que é difícil de conseguir, é mais difícil ainda de perder.

    ResponderExcluir
  40. Lindas palavras, Dhelyca!!! Parabéns pela visão de mundo e pela maturidade que tem. Essa música tb tem uma letra linda! Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  41. Família... existe algo melhor? Algumas pessoas responderiam que sim sem pensar duas vezes. Trocariam os familiares que têm por dinheiro, fama, poder, viagens ou qualquer outra coisa que valorizam.

    É bem verdade que se existe uma coisa na vida que não podemos escolher é a família em que nascemos. Essa é uma daquelas heranças que recebemos sem pedir...
    Família é assim... escolhida ou não essas são as pessoas que irão acompanhar nossas alegrias e tristezas, vitórias e derrotas...

    Tem gente que diz que os amigos são a família que escolheram. Isso é positivo... acredito que existem amigos que são "mais chegados que um irmão". O triste é ver pessoas da mesma família que brigam e não conseguem encontrar em seu coração espaço para reconciliação. Tenho pena de tais pessoas pois a perda das relações familiares deixa um buraco no peito de dificilmente pode ser preenchido por outra coisa.

    ResponderExcluir
  42. “Estar bem e feliz é uma questão de escolha e não de sorte ou mero acaso. É estar perto das pessoas que amamos, que nos fazem bem e que nos querem bem. É saber evitar tudo aquilo que nos incomoda ou faz mal, não hesitando em usar o bom senso, a maturidade obtida com experiências passadas ou mesmo nossa sensibilidade para isso. É distanciar-se de falsidade, inveja e mentiras. Evitar sentimentos corrosivos como o rancor, a raiva e as mágoas, que nos tiram noites de sono e em nada afetam as pessoas responsáveis por causá-los. É valorizar as palavras verdadeiras e os sentimentos sinceros que a nós são destinados. E saber ignorar, de forma mais fina e elegante possível, aqueles que dizem as coisas da boca para fora ou cujas palavras e caráter nunca valeram um milésimo do tempo que você perdeu ao escutá-las.”
    — Friedrich Nietzsche.

    ResponderExcluir
  43. SEJA FELIZ!

    Não fique triste!
    A vida é linda demais...
    Olha a lua, as estrelas
    Estão lá a brilhar porque você existe...
    O sol?
    Vêm todas as manhãs te beijar a pele
    E você nem o nota,
    ...As flores? Ah! As flores são mágicas,
    Nasceram pra fazer seu olhar brilhar
    Toda vez que olhar pra elas.
    Ah! Ainda falta alguém? Falta você...
    Olha você!... Que obra prima de Deus,
    Escolhida por Ele para viver e ser feliz.

    ResponderExcluir
  44. Vocês já perceberam o poder de um sorriso?

    O quanto um sorriso é encantador e pode fazer a diferença?

    Muitas vezes, estamos tão tristes, tão fechados em nós mesmos, em nossos problemas, que acabamos ficando sérios, carrancudos, mal humorados e sem querer cometemos atos de indelicadezas, mas basta alguém nos dar um sorriso para ficarmos desconsertados com a situação.

    Às vezes estamos sérios na fila do banco, no caixa do supermercado, fazendo uma caminhada ou aquela típica situação de silêncio dentro do elevador e de repente quando menos esperamos ouvimos um nítido e sonoro "bom dia" acompanhado de um lindo sorriso! E aí encabulados e sem graça, retribuímos com um sorriso amarelado, por sermos pegos de surpresa. Aquele simples sorriso nos abre pra vida naquele momento e nos faz perceber que um único gesto, e que muitas vezes poderia ter partido de nós, é capaz de mudar nosso estado de espírito.

    O sorriso, na verdade, opera verdadeiros milagres!

    ResponderExcluir
  45. REFLEXÃO DASEMANA: Esta reflexão é a primeira frase da reflexão da semana passada da aluna Débora. Ela diz assm:“Estar bem e feliz é uma questão de escolha e não de sorte ou mero acaso". A ideia e a frase são ótimas, pois evidencia que podemos ser felizes de acordo com as escolhas que fazemos, por isso elas são tão importantes nas nossas vidas. E para uma escolha bem feita, é necessário que reflitamos, analisemos,demos tempo a nós mesmos, pois, se a escolha não for bem feita, podemos sofrer muito suas consequências.Ótima semana, ótima participação e abraço a todos.

    ResponderExcluir
  46. Talvez você pense que está deixando de viver muitas coisas, mas talvez você não esteja.

    Você pode nem acreditar, mas neste momento existe alguém que gostaria de estar exatamente no teu lugar.

    Tudo bem, talvez você não tenha a família perfeita ou o emprego dos seus sonhos. O lugar em que você vive pode não ser o melhor lugar do mundo, talvez você nunca tenha feito algo que você realmente quis ou que fosse significante, mas lembre-se: você sempre pode mudar isso. É uma questão de escolha – e toda escolha demanda sabedoria.

    Muitos dos problemas familiares não são, necessariamente, um problema familiar, mas um problema de sabedoria. Às vezes falta tato e maturidade para lidar com determinadas situações.

    Muito do sentimento de vazio que porventura te assalta também é um problema de sabedoria: falta discernimento para compreender e reconhecer o bem que há em teu estado e, acredite, você ama o lugar em que você vive, por mais que isto não pareça verdade.

    Aquele desejo enorme de voar ante tanto céu, tanto ar, também é apenas mais um problema de discernimento: você pode voar, não há correntes amarrando teus pés.

    Mas toda escolha tem suas desvantagens e você precisa ter preparo para elas. Se você decide não voar por qualquer coisa que você supõe que te prenda, lembre-se, isto também é escolha sua, e se não te faz feliz inicialmente, te esforce para ser feliz durante e finalmente.

    Entretanto, repare que muitas pessoas angustiam-se desejando que sua vida seja significante para si próprias, mas eu te digo, tanto melhor é que tua vida seja significante para as outras pessoas.

    Neste momento alguém precisa de você, mais do que você precisa de alguém.
    Augusto Branco

    ResponderExcluir
  47. ESCOLHAS DE UMA VIDA, Pedro Bial.

    A certa altura do filme Crimes e Pecados, o personagem interpretado por Woody Allen diz: "Nós somos a soma das nossas decisões".

    Essa frase acomodou-se na minha massa cinzenta e de lá nunca mais saiu. Compartilho do ceticismo de Allen: a gente é o que a gente escolhe ser, o destino pouco tem a ver com isso.

    Desde pequenos aprendemos que, ao fazer uma opção,estamos descartando outra, e de opção em opção vamos tecendo essa teia que se convencionou chamar "minha vida".

    Não é tarefa fácil. No momento em que se escolhe ser médico, se está abrindo mão de ser piloto de avião. Ao optar pela vida de atriz, será quase impossível conciliar com a arquitetura. No amor, a mesma coisa: namora-se um, outro, e mais outro, num excitante vaivém de romances. Até que chega um momento em que é preciso decidir entre passar o resto da vida sem compromisso formal com alguém, apenas vivenciando amores e deixando-os ir embora quando se findam, ou casar, e através do casamento fundar uma microempresa, com direito a casa própria, orçamento doméstico e responsabilidades.

    As duas opções têm seus prós e contras: viver sem laços e viver com laços...

    Escolha: beber até cair ou virar vegetariano e budista? Todas as alternativas são válidas, mas há um preço a pagar por elas.

    Quem dera pudéssemos ser uma pessoa diferente a cada 6 meses, ser casados de segunda a sexta e solteiros nos finais de semana, ter filhos quando se está bem-disposto e não tê-los quando se está cansado. Por isso é tão importante o auto conhecimento. Por isso é necessário ler muito, ouvir os outros, estagiar em várias tribos, prestar atenção ao que acontece em volta e não cultivar preconceitos. Nossas escolhas não podem ser apenas intuitivas, elas têm que refletir o que a gente é. Lógico que se deve reavaliar decisões e trocar de caminho: Ninguém é o mesmo para sempre.

    Mas que essas mudanças de rota venham para acrescentar, e não para anular a vivência do caminho anteriormente percorrido. A estrada é longa e o tempo é curto.Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as conseqüências destas ações.

    Lembrem-se: suas escolhas têm 50% de chance de darem certo, mas também 50% de chance de darem errado. A escolha é sua...!

    ResponderExcluir
  48. VIVA COM QUALIDADE

    Não existe nada que possa acrescentar mais objetividade em sua vida do que concentrar as suas energias num limitado número de alvos.
    Fazer a vida mais rápida não a faz necessariamente melhor. Desfrute a oportunidade de saboreá-la a cada momento, a cada encontro, a cada experiência. Ter mais de alguma coisa não acrescenta liberdade e nenhum real valor à sua vida. Você pode hoje desfrutar a liberdade do excesso que tem a tendência de sufocá-lo.
    Tentar ser alguma coisa que você não é não lhe acrescentará coisa alguma. Viva com autenticidade e traga o poder da verdade para o seu lado. Preocupar-se, amedrontar-se e ressentir-se nunca lhe aproximará dos seus sonhos. Mantenha a paz em seu coração, em seus pensamentos, em suas ações e você acrescentará inestimável valor ao seu mundo.
    A sua vida é um dom precioso de Deus; ela é singular e a coisa mais preciosa que você tem. Viva com qualidade a cada momento. Esse é o dia que Deus lhe deu. Viva-o com riqueza e significação. Você pode fazer o que é certo, o que é real, o que é verdadeiro e o que é você.

    ResponderExcluir
  49. ''A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos.''

    -------Charles Chaplin

    ResponderExcluir
  50. "O mundo é como um espelho que devolve a cada pessoa o reflexo de seus próprios pensamentos. A maneira como você encara a vida é que faz toda diferença."
    — Luís Fernando Veríssimo

    ResponderExcluir
  51. Durante toda minha vida,
    muitas pessoas passaram por mim,
    dia após dia.
    Mas somente algumas dessas pessoas,
    ficarão para sempre em minha memória.

    Essas pessoas são ditas amigas,
    e as levarei para sempre em meu coração,
    às vezes pelo simples fato de terem
    cruzado meu caminho,
    às vezes pelo simples fato de terem dito
    uma única palavra de conforto quando eu precisei.
    Às vezes por ter me dado um minuto de sua atenção,
    e me ouvido falar de minhas angústias,
    medos, vitórias, derrotas...

    Às vezes por terem confiado em mim,
    e me contado também seus problemas,
    angústias, vitórias, derrotas...
    Isso é ser amigo: é ouvir, é confiar, é amar.
    E amigos de verdade,
    ficam para sempre em nossos corações,
    assim como as pegadas na alma, que são indestrutíveis.

    Valorize tuas amizades pois a vida é curta, e magoar ,
    ferir,fazer alguém sofrer não vale a pena pois somos todos iguais sofremos sorrimos,
    sentimos e nos sensibilizamos, viva intensamente e feliz pois não sabemos o dia do amanhã procure viver de forma saudável de forma que sua paz e felicidade transpareça!

    ResponderExcluir
  52. REFLEXÃO DA SEMANA: NÃO ESPERE PARTIR DOS OUTROS AS MUDANÇAS QUE VC GOSTARIA PARA ESSE MUNDO!

    ResponderExcluir
  53. Não espere por oportunidades extraordinárias. Agarre ocasiões comuns e torne-as grandes!
    Desenvolver força, coragem e paz interior demanda tempo. Não espere resultados rápidos e imediatos, sob o pretexto de que decidiu mudar. Cada ação que você executa permite que essa decisão se torne efetiva dentro de seu coração."
    Não se engane pensando que a pessoa que você mais ama poderá te deixar tão triste,ao momento de pensar que tudo acabou !

    Enfim...
    ´´Doe-se. Mas não espere muito o retorno dos outros.``
    Augusto Cury

    ResponderExcluir
  54. Não viva de aparências,elas mudam.Não viva de mentiras,elas são descobertas.Não viva pelos outros,viva por você.

    ResponderExcluir
  55. Se você não acreditar naquilo que você é capaz de fazer; quem vai acreditar?
    Dizer que existe uma idade certa, tempo certo, local certo, não existe.
    Somente quando você estiver convicto daquilo que deseja e esta convicção fizer parte integrante do processo.
    Mas quando ocorre este momento? Imagine uma ponte sobre um rio.
    Você está em uma margem e seu objetivo está na outra.
    Você pensa, raciocina, acredita que a sua realização está lá.
    Você atravessa a ponte, abraça o objetivo e não olha para traz.
    Estoura a sua ponte.
    Pode ser que tenha até dificuldades, mas se você realmente acredita que pode realizá-lo, não perca tempo: vá e faça.
    Agora, se você simplesmente não quer ficar nesta margem e não tem um objetivo definido, no momento do estouro, você estará exatamente no meio da ponte.
    Já viu alguém no meio de uma ponte na hora da explosão... eu também não.
    Realmente não é simples.
    Quando você visualizar o seu objetivo e criar a coragem suficiente em realizá-lo, tenha em mente que para a sua concretização, alguns detalhes deverão estar bem claros na cabeça ou seja, facilidades e dificuldades aparecerão, mas se realmente acredita que pode fazer, os incômodos desaparecerão.
    É só não se desesperar.
    Seja no mínimo um pouco paciente.
    Pois é, as diferenças básicas entre os três momentos são:
    ESTOURAR A PONTE ANTES DE ATRAVESSÁ-LA Você começou a sonhar... sonhar... sonhar! De repente, sentiu-se estimulado a querer ou gozar de algo melhor.
    Entretanto, dentro de sua avaliação, começa a perceber que fatores que fogem ao seu controle, não permitem que suas habilidades e competências o realize.
    Pergunto, vale a pena insistir?
    Para ficar mais tangível, imaginemos que uma pessoa sonhe viver ou visitar a lua, mas as perspectivas do agora não o permitem, adianta ficar sonhando ou traçando este objetivo?
    Para que você não fique no mundo da lua, meio maluquinho, estoure a sua ponte antes de atravessá-la, rompa com este objetivo e parta para outros sonhos! ESTOURAR A PONTE NO MOMENTO DE ATRAVESSÁ-LA Acredito que tenha ficado claro, mas cabe o reforço.
    O fato de você desejar não ficar numa situação desagradável é válido, entretanto você não saber o que é mais agradável, já não o é! Ou seja, a falta de perspectiva nem explorada em pensamento, não leva a lugar algum. Você tem a obrigação consciencional de criar alternativas melhores.
    Nos dias de hoje, não podemos nos dar ao luxo de sair sem destino.
    O nosso futuro não é responsabilidade de outrem, nós é que construímos o nosso futuro. Sem desculpas, pode começar...
    ESTOURAR A PONTE DEPOIS DE ATRAVESSÁ-LA.
    No início comentei sobre as pessoas que realizaram o sucesso e outras que não tiveram a mesma sorte.
    Em primeiro lugar, acredito que temos de definir o que é sucesso.
    Sou pelas coisas simples, sucesso é gostar do que faz e fazer o que gosta.
    Tentamos nos moldar em uma cultura de determinados valores, onde o sucesso é medido pela posse de coisas, mas é muito mesquinho você ter e não desfrutar daquilo que realmente deseja.
    As pessoas que realizaram a oportunidade de estourar as suas pontes de modo adequado e consistente, não só imaginaram, atravessaram e encontraram os objetivos do outro lado.
    Os objetivos a serem perseguidos, foram construídos dentro de uma visão clara do que se queria alcançar, em tempo suficiente, de modo adequado, através de fatores pessoais ou impessoais, facilitadores ou não, enfim o grau de comprometimento utilizado para a sua concretização.

    A visão sem ação, não passa de um sonho.
    A ação sem visão é só um passatempo.
    A visão com ação pode mudar o mundo.

    ResponderExcluir
  56. AQUELAS COISAS QUE A GENTE ESPERA.

    É inevitável, mas bem ou mal a gente sempre acaba esperando algo dos outros. Nem que seja um obrigado. Talvez a vida fosse bem mais simples, lágrimas fossem evitadas e corações fossem poupados se a gente simplesmente não esperasse nada. Mas a gente espera. Espera sempre. Espera pouco. Espera médio. Espera muito. O fato é que a gente espera alguma atitude, algum gesto, nem que seja abanar lá de longe, fazer um sinal de positivo com a cabeça, um sorriso com o olhar, alguma coisa (por menor que seja).

    A falta de educação das pessoas é impressionante. Não sabem agradecer, jogam bituca de cigarro no chão, cospem chiclete no meio da rua, não limpam o cocô do cachorro, não se importam com o outro. Por favor, se importe com você. É bonito, é legal, é saudável. Mas se importe com o outro, com os outros, com o que você faz diariamente. Deite a cabeça no travesseiro tendo a certeza de que fez o melhor que podia naquele dia.

    Não quero jogar no seu colo um papinho autoajuda, muito menos te convencer de que estou certa. É claro que normalmente prefiro estar certa. Mas isso não vem ao caso. Todo mundo está esquecendo de ser gentil, de abrir a porta, de segurar o elevador, de retribuir um bom dia, de fazer uma gentileza assim, gratuita, bonita.

    Vou dizer que espero. Espero um retorno, espero educação, espero boa vontade. Penso: se eu faço o outro também pode fazer. Queria não me estressar tanto, não sonhar demais, não ficar esperando coisas mágicas. Mas sou assim, toda intensa, toda esperançosa nessa humanidade carente de atenção, afeto, carente de olho no olho, de cafuné e de compreensão.

    A gente deve fazer sem esperar algo em troca, eu sei, nos ensinam isso desde pequenos. Mas me choco com pequenas coisas do dia a dia. Toda vez que venho para a agência, por exemplo, me assusto. As pessoas abrem a porta e não seguram, pois pouco se importam se a porta vai parar no meio da sua cara. Você coloca o cartão na roleta, passa e quem está dentro do elevador ouve o barulho da roleta, ou seja, sabe que tem alguém passando e mesmo assim não segura o elevador. O que é isso? Pressa? Correria? Está atrasado? Não, é mal educado mesmo. O mundo não vai terminar se a pessoa esperar 30 segundos. Fico besta com isso. E quando seguro o elevador para alguém, o que acontece sempre, as pessoas me olham e dizem: nossa, obrigada, aqui todo mundo entra e não espera o outro, né? É. E isso tá errado. Completamente errado.

    A cada dia que passa eu observo com surpresa que os valores estão invertidos. Crianças se tornando adultas cada vez mais cedo, pessoas cada vez mais rancorosas, o mundo virando do avesso, ninguém se importa com nada, a não ser com o próprio umbigo. Isso me entristece e assusta. Por isso, vez ou outra perco a fé no ser humano. Mas aí vem um dia depois do outro e tento ver as coisas com um pouco mais de esperança, afinal, é o que resta para todos nós.

    — CLARISSA CORRÊA

    ResponderExcluir
  57. Agir, eis a inteligência verdadeira. Serei o que quiser. Mas tenho que querer o que for. O êxito está em ter êxito, e não em ter condições de êxito. Condições de palácio tem qualquer terra larga, mas onde estará o palácio se não o fizerem ali?
    -Fernando Pessoa

    ResponderExcluir
  58. Amanhecer silencioso,
    Felicidade discreta,
    Certeza de sentimentos,
    Coração alegre
    Ignorando a solidão.
    Alma segura,
    Jardim perfeito,
    Obras da vida
    Esperança de um amanhã,
    Paz ao mundo,
    Desejos de felicidade
    Para aqueles que sentem dor...
    A felicidade ás vezes é um presente,
    Mas as vezes é uma conquista.
    Desejos que a felicidade se espalhe
    E entregue para as lágrimas
    A verdadeira razão de sorrir.
    Não ouça a solidão,
    Enquanto ela te chama aos gritos
    A felicidade murmura ao seu coração
    Desejos verdadeiros;
    Desejos de ver o mundo
    Iluminado de felicidade...

    ResponderExcluir
  59. REFLEXÃO DA SEMANA: Sabe qual é o seu maior concorrente, o seu maior inimigo? Quem é aquele que te impede de ir atrás de seus objetivos, de tentar, de lutar...? Aquele que sempre assopra no seu ouvido que vc não vai conseguir, que está bom do jeito que está e vc não precisa de melhorar de vida? Aquele que coloca vc numa posição de inferioridade em relação a outros, que não enxerga potencial em vc? É UMA VERSÃO DE VC MESMO. Sim, é isso mesmo, o seu maior inimigo é uma versão de vc mesmo, pois temos um lado que tem medo, que tem vergonha, que tem receio, que é conformista, que se deixa alienar..., e esse nosso lado é o que nos impede de viver como gostaríamos.

    ResponderExcluir
  60. O medo disse: Porque você nunca cansa de arriscar? A coragem responde: Porque independente de dar certo ou não, terei a conciencia de que tentei... E quando eu tentar, farei o maximo para conseguir.. E se eu falhar, tentarei novamente. ''Entao, tente mesmo que nao der certo... nunca deixe o medo impedir voce correr atras dos seus objetivos... pois a distancia entre o PODER e o QUERER se resume em uma unica palavra: TENTAR !

    ResponderExcluir
  61. “Que esta noite acolha a saudade ancorada e todas as estrelas desabotoadas do céu. Que haja abrigo do frio sob a lua, e que as cabeças possam repousar no colo do cansaço e superar mais este dia de escassez para uns, de aconchego e cama quente para outros. Que a esperança agasalhe nossos sonhos para que nada envelheça nosso sorriso. Que haja uma pausa para as reclamações e que a gratidão impere dando a importância maior que têm as coisas corriqueiras. Que um manto amoroso contagie nossa rotina e nossas palavras fluam responsáveis, compreensivas e delicadas quando destinadas ao Outro. Que tenhamos boas intenções e generosidade. E que sejamos alvos e portadores de boas notícias. Desejo paz.”

    — Marla de Queiroz

    ResponderExcluir
  62. Sorria,
    Sempre nos momentos
    de tristeza e angústia
    Para que a alma não se acostume ao sofrimento,
    não se cale em desespero,
    e não adormeça eternamente

    Sorria,
    Para que a vida seja mais bela
    Para que o amor seja mais forte e verdadeiro
    Para que as flores e tudo mais possam fazer sentido

    Sorria,
    Sempre que a vida parecer confusa
    Para que as luzes possam brilhar,
    e para que as respostas e soluções possam surgir,
    para os problemas serem mais fáceis de serem resolvidos…

    Sorria,
    Em todos os momentos da vida
    Porque o sorriso é um remédio para
    todas as dores, e um meio de se chegar
    a completa e verdadeira Felicidade!

    ResponderExcluir
  63. Que você seja alegre mesmo quando vier a chorar.
    Que você seja sempre jovem mesmo quando o tempo passar.
    Que você tenha esperança mesmo quando o Sol não nascer.
    Que você ame seus íntimos mesmo quando sofrer frustrações.
    Que você jamais deixe de sonhar mesmo quando vier a fracassar.
    Isso é ser Feliz.
    Acordar e saber que está atrasado... Mas ter certeza de que tem um emprego!
    Ver a caixa do correio cheia de contas... Mas receber uma carta do amigo!
    Enfim, ser feliz é ter um monte de problemas, mas ser capaz de sorrir com as pequenas coisas do dia-a- dia !!!

    ResponderExcluir
  64. QUE LOBO EU TENHO ALIMENTADO NO MAIS ÍNTIMO DOS MEUS SENTIMENTOS, O DA HUMILDADE OU DA SOBERBA? DA INVEJA OU DA ADMIRAÇÃO? DA MANSIDÃO OU DA IRA? DO BENDIZER OU DO MALDIZER? DA INVEJA OU DA COMUNHÃO? DO COMPREENSÃO OU DO ORGULHO? DA CALMARIA OU DA TEMPESTADE? DA REFLEXÃO OU DA ACUSAÇÃO?

    ResponderExcluir
  65. O lobo que alimentamos
    Conta uma antiga lenda que, certa noite, um velho índio falou ao seu neto sobre o combate que acontece dentro das pessoas.
    Ele disse: – “Há uma batalha entre dois lobos que vivem dentro de todos nós. Um é Mau: É raiva, inveja, ciúme, tristeza, desgosto, cobiça, arrogância, pena de si mesmo, culpa, ressentimento, inferioridade, orgulho falso, superioridade e ego. O outro é Bom: É alegria, fraternidade, paz, esperança, serenidade, humildade, bondade, benevolência, empatia, generosidade, verdade, compaixão e fé.”
    O neto pensou nessa luta e perguntou ao avô: – “Qual lobo vence?”
    Então, o velho índio respondeu: – “Aquele que você alimenta.”
    Acredito que, ao longo de nossa caminhada, quando escolhemos nos tornarmos pessoas melhores, criarmos condições para que o Lobo Bom saia vencedor nesse conflito interior.
    Mas, acredito também, que a grande maioria de nós vai passar por toda a existência sem que esse conflito termine definitivamente, afinal, dia após dia estamos alimentando os dois lobos.Em alguns momentos damos mais comida para um e em outros damos mais comida para o outro. Da mesma forma, em diferentes locais e em diferentes circunstâncias temos diferentes critérios para decidir qual lobo será alimentado.
    Cada relação faz com que alimentemos de forma diferente cada um dos dois lobos.
    A disputa acontece a todo instante e em todos os lugares.
    Mas, existe um local onde essa briga costuma ser especialmente intensa. Um local onde os conflitos, a necessidade de aprovação e a competição interna nos deixam mais vulneráveis e mais confusos. Um lugar onde muitas vezes não estamos bem certos a respeito de qual lobo será mais útil para a nossa sobrevivência: o ambiente de trabalho.
    Na vida profissional, apesar de acreditarmos apenas no nosso Lobo Bom, às vezes nos vemos ‘obrigados’ a usar o nosso Lobo Mau.
    Muitas vezes nos propomos a alimentar o Lobo Bom, mas, sem que percebamos, passamos a acreditar que essa bondade pode nos deixar vulneráveis. E assim, mesmo não querendo, alimentamos o Lobo Mau.
    Outras vezes entramos nas relações com a maior boa vontade, com o coração aberto, mas quando encontramos o Lobo Mau das outras pessoas, entramos numa posição defensiva e passamos a acreditar que somente o nosso Lobo Mau será capaz de nos defender.
    Como não acreditamos que diante do Lobo Bom o Lobo Mau foge, escolhemos atacar na mesma moeda.
    E o pior é que não aceitamos, não compreendemos e não toleramos o Lobo Mau que o outro coloca para fora, enquanto achamos que o nosso Lobo não é tão mau, afinal, ele está apenas reagindo aos ataques.
    Procuramos destruir o Lobo Mau do outro, sem nos darmos conta de que, com isso, só estamos alimentando o nosso.
    É essencial percebermos que negar o nosso lado obscuro é apenas uma forma de alimentá-lo.
    Nós somos luz, mas também temos trevas.
    Reconhecer isso é essencial para o nosso crescimento enquanto seres humanos.
    Em outras palavras, reconhecer o mal que podemos fazer ou que já fazemos aos outros e, consequentemente a nós mesmos, é um passo fundamental no caminho do aprimoramento.
    Reconhecer que essa briga existe dentro de nós e nos ajuda a entender que, se por um lado podemos realmente viver toda a nossa vida convivendo com o conflito entre os dois lobos, por outro e, a todo momento, podemos fazer a escolha de qual deles vale a pena continuar a alimentar.

    ResponderExcluir
  66. Parabéns pela postagem, senhorita, Dhelyca! Fico feliz por ver seus comentários, suas postagens, sua participação ativa nesse blog que foi criado com tanto carinho para a participação de vcs. Parabéns pelos cometários e pela aluna que é. Fique com Deus.

    ResponderExcluir
  67. Obrigada professor Murilo :) Fique com Deus também.

    ResponderExcluir
  68. “Não importa se o teu mundo está caindo aos pedaços. Quando você começa a ter mais fé, de alguma maneira linda a vida dá um jeito de ficar melhor.”
    — Trecho do livro Morangos Mofados, Caio F. Abreu

    ResponderExcluir
  69. Se você é...

    Se você é um vencedor,
    terá alguns falsos amigos
    e alguns amigos verdadeiros.
    Vença assim mesmo.

    Se você é honesto e franco,
    as pessoas podem enganá-lo
    Seja honesto e franco assim mesmo.

    O que você levou anos para construir
    Alguém pode destruir de uma hora para outra.
    Construa assim mesmo.

    Se você tem paz e é feliz,
    As pessoas podem sentir inveja.
    Seja feliz assim mesmo.

    Dê ao mundo o melhor de você,
    mas isso pode nunca ser o bastante.
    Dê o melhor de você assim mesmo.

    Veja você que, no final de tudo
    Será você ... e Deus.

    E não você ... e as pessoas!

    ResponderExcluir
  70. Se hoje fosse seu último dia

    Meu melhor amigo me deu o melhor conselho
    Ele disse: cada dia é um presente, e não um direito adquirido
    Não deixe pedra sobre pedra
    Deixe seus medos pra trás
    E tente ir pelo caminho menos viajado
    O primeiro passo que você dá é o mais longo deles

    Se hoje fosse seu último dia
    Se amanhã fosse tarde demais
    Você poderia dizer adeus para o ontem?
    Você viveria cada momento como se fosse o seu último?
    Deixaria velhas fotos no passado?
    Doaria cada centavo que você tivesse?
    Se hoje fosse seu último dia

    Ajudar os outros deveria ser um modo de vida
    O que vale o preço sempre se vale brigar
    Cada segundo conta porque
    Não há segunda tentativa
    Então viva, porque você nunca viverá duas vezes
    Não pegue o caminho facil por toda a sua vida

    Se hoje fosse seu último dia
    Se amanhã fosse tarde demais
    Você poderia dizer adeus para o ontem?
    Você viveria cada momento como se fosse o seu último?
    Deixaria velhas fotos no passado?
    Doaria cada centavo que você tivesse?
    Ligaria pra todos os seus velhos amigos que você nunca vê?
    Lembraria-se de velhas memórias?
    Perdoaria seus inimigos?
    Você encontraria aquele com que você está sonhando?
    Jurando de pés juntos ao Deus lá de cima
    Que você vai finalmente se apaixonar?
    Se hoje fosse seu último dia

    Se hoje fosse seu último dia
    Você deixaria sua marca finalizando um coração partido
    Você sabe que nunca é tarde demais
    Para pedir para as estrelas
    Esquecendo quem você é
    Fazer o que for preciso
    Porque você não pode rebobinar
    Um momento nessa vida
    Não deixe nada atrapalhar o seu caminho
    Pois as mãos do tempo nunca estão do seu lado

    Se hoje fosse seu último dia
    Se amanhã fosse tarde demais
    Você poderia dizer adeus para o ontem?
    Você viveria cada momento como se fosse o seu último?
    Deixaria velhas fotos no passado?
    Doaria cada centavo que você tivesse?
    Ligaria pra todos os seus velhos amigos que você nunca vê?
    Lembraria-se de velhas memórias?
    Perdoaria seus inimigos?
    Você encontraria aquele com que você está sonhando?
    Jurando de pés juntos ao Deus lá de cima
    Que você vai finalmente se apaixonar?
    Se hoje fosse seu último dia

    ResponderExcluir
  71. Parabéns pelas postagens, senhorita Dhélyca, são mesmo muito bonitas. Chega um certo momento da vida que nos perguntamos o que realmente vale a pena nesse mundo? Chegamos à conclusão de que o realmente vale a pena e faz toda a diferença é viver. Quando passamos por experiência que evidencia risco de vida, concluímos que a vida fala mais alto que qualquer ideal.

    ResponderExcluir
  72. Um dia uma linda garotinha pediu a Deus uma flor e uma borboleta para iniciar o seu jardim. Deus deu a ela um cravo e uma lagarta. A garotinha chorou, chorou e chorou de decepção. Mas como não podia negar o presente, colocou o cravo em um vaso e a lagarta no cravo. Após isso, esqueceu das duas coisas e foi viver sua vida sem nunca ter entendido o porquê de Deus ter dado a ela aquele presente. Depois de muito tempo o cravo se transformou uma linda rosa e a lagarta numa linda borboleta. Às vezes pedimos uma coisa e Deus nos dá outra, totalmente diferente, e nem sempre conseguimos entender seu propósito, mas quando vêm as graças, a gente pensa em Deus, reconhece sua bondade e o louva com o coração cheio.

    ResponderExcluir
  73. Na estrada da vida

    Ainda estamos viajando
    Em um dia acertamos
    Noutro erramos
    Decepcionamos-nos,
    Depois aprendemos o caminho
    Encontramos pedras,
    Que muitas vezes precisamos arrancar com as mãos...
    Animais ferozes,
    Que nos fazem correr e muito se cansar...
    Amigos,
    Que nos dão a mão e nos ajudam a continuar...
    Inimigos,
    Que parecem vir para atrapalhar mas ajudam a exercermos a supremacia do amor...
    As Matas fechadas,
    Onde nos machucamos, nos cortamos e sentimos muitas dores...
    Os Desertos,
    Onde o fadiga nos faz pensar se vale a pena...
    As Montanhas, que nos cansam, mas fortalece-nos a cada etapa vencida...
    Os Rios que nos refrescam e ajudam a relaxar das tensões...
    A Sombra, que nos presenteia com um momento de descanso...
    E cada etapa da caminhada, ao passarmos pelas dificuldades
    Começamos a entender o que cada etapa significou...
    Quais lições precisávamos aprender...
    Enfim seja qual for a etapa que nesse momento você estiver passando...
    Não desista, não desanime!
    Essa é apenas mais uma etapa!
    E em breve chegarás ao rio de águas claras!!!!
    A Sombra que descanso fornece!!!
    E acima de tudo tenha fé!!!!!
    A fé que nos leva a diante!!!
    A fé que nos encoraja!!!
    A fé que transforma o deserto em grande mar!!!
    Que nos impulsiona a chegar no porto desejado....
    Que DEUS possa agir...
    Por meio de seu livre arbítrio!!!!!

    ResponderExcluir
  74. É apenas

    Através da paz interior

    Que podemos ter

    Verdadeira liberdade exterior.

    .

    Podemos mudar o mundo,

    Mas não melhorá-lo,

    Se não tivermos paz.

    .

    Quando todos são

    Semelhantes de todos,

    O coração-paz floresce.

    .

    Nada é difícil.

    Isso é o que você deveria pensar

    Antes de fazer qualquer coisa.

    Nada é fácil.

    Isso é o que você deveria sentir

    Antes de dizer qualquer coisa.

    .

    Nunca se preocupe com as coisas

    Que é incapaz de mudar.

    Mude a sua própria maneira de encarar a verdade.

    Olhe a partir de um ramo

    Mais elevado e mais abrangente da árvore-vida.

    .

    Vitória e derrota

    Estão entrelaçadas.

    Não tente separá-las,

    Mas tente ir além delas,

    Se o seu coração anseia pela

    Paz duradoura.

    .

    Chegará o dia

    Em que este mundo nosso

    Estará inundado de paz.

    Quem trará à tona

    Essa mudança radical?

    Será você,

    Você, seus irmãos e irmãs.

    Você e seu coração-unicidade

    Espalharão a paz

    Em cada recanto

    Do mundo.

    .

    - Sri Chinmoy

    ResponderExcluir
  75. Ser feliz ou estar feliz?
    Seria a felicidade um estado, ou um estilo de vida?
    Penso eu que existem várias diferenças entre as condições de ser e estar, ainda mais quando o assunto tratado é “Ser feliz”.
    Apesar das diferenças eles não se contrariam nem se contrapõe, e sim, se complementam, como um quebra-cabeças.
    Quando alguém esta feliz, está em uma condição de felicidade capaz de superar todos os outros sentimentos, mesmo que por um instante, afinal aquela é a emoção que predomina no momento.
    Mas quando você é feliz, essa condição é constante, deixa de ser meramente algo passageiro e passa a se tornar algo diário.
    Mesmo sabendo de tudo isso a maior pergunta ou questão não se encontra nessas diferenças e sim se concentram em: “Como ser feliz”?
    Estar feliz é muito fácil, muitas vezes até mesmo com o sorriso de alguém especial, ou apenas 5 minutos de conversa com alguém é o suficiente para alegrar nosso dia. Mas a chave mestre para o problema não está em como conquistar essa condição temporária, e sim como prolongar a mesma e transformar o simples estar em ser.
    Todos nós sabemos que cada pessoa têm uma definição diferente de felicidade, isso está em nossa essência.
    Algumas pessoas sentem que precisam de muito dinheiro para ser feliz, enquanto outras conseguem a mesma sensação com condições financeiras menores. Algumas utilizam da vaidade, e da beleza, enquanto outras simplesmente não se importam com aparências. Alguns querem se acabar em comilança e gula , enquanto outros mal têm o que comer, mas mesmo assim, são mais felizes do que os insanos gulosos. Alguns por mais incrível que pareça conseguem alcançar a felicidade apenas ajudando o próximo, e creio que esse é o mais belo jeito de ser feliz.
    Com tantos tipos diferentes de personalidades, não existe fórmula ou receita para ser feliz, basta você rever os seus conceitos e então chegar a uma conclusão pessoal daquilo que você acha que deve mudar.
    A única certeza que eu posso dar é que quando finalmente as pessoas deixarem de ser preocupar tanto com as opiniões alheias e deixar de se importar com coisas que em nada as acrescenta, estaremos um passo mais próximo de deixar de estar, e ser.
    Dimitry Duarte

    ResponderExcluir
  76. Ensaia um sorriso
    e oferece-o a quem não teve nenhum.
    Agarra um raio de sol
    e desprende-o onde houver noite.
    Descobre uma nascente
    e nela limpa quem vive na lama.
    Toma uma lágrima
    e pousa-a em quem nunca chorou.
    Ganha coragem
    e dá-a a quem não sabe lutar.
    Inventa a vida
    e conta-a a quem nada compreende.
    Enche-te de esperança
    e vive á sua luz.
    Enriquece-te de bondade
    e oferece-a a quem não sabe dar.
    Vive com amor
    e fá-lo conhecer ao Mundo.

    ResponderExcluir
  77. Velhas Árvores

    Olha estas velhas árvores, mais belas
    Do que as árvores moças, mais amigas,
    Tanto mais belas quanto mais antigas,
    Vencedoras da idade e das procelas...
    O homem, a fera e o inseto, à sombra delas
    Vivem, livres da fome e de fadigas:
    E em seus galhos abrigam-se as cantigas
    E os amores das aves tagarelas.
    Não choremos, amigo, a mocidade!
    Envelheçamos rindo. Envelheçamos
    Como as árvores fortes envelhecem,
    Na glória de alegria e da bondade,
    Agasalhando os pássaros nos ramos,
    Dando sombra e consolo aos que padecem!

    ResponderExcluir
  78. Velhas Árvores

    Olha estas velhas árvores, mais belas
    Do que as árvores moças, mais amigas,
    Tanto mais belas quanto mais antigas,
    Vencedoras da idade e das procelas...
    O homem, a fera e o inseto, à sombra delas
    Vivem, livres da fome e de fadigas:
    E em seus galhos abrigam-se as cantigas
    E os amores das aves tagarelas.
    Não choremos, amigo, a mocidade!
    Envelheçamos rindo. Envelheçamos
    Como as árvores fortes envelhecem,
    Na glória de alegria e da bondade,
    Agasalhando os pássaros nos ramos,
    Dando sombra e consolo aos que padecem!

    ResponderExcluir
  79. É preciso crer, mas não crer em mentiras, nem em suposições, é preciso crer em si mesmo, ter autoconfiança, e por mais absurdo que pareça, buscar sempre impor-se limites, desde que sejam altos, e por mais difícil que seja o ideal é sempre buscar superá-los. Enfim, é assim que funciona a vida, uma máquina inconstante de idas e vindas, de crenças e descrenças, e de limites inalcançáveis.
    — Trecho de Dom Casmurro, Machado de Assis.

    ResponderExcluir
  80. Humm! Muito bom, senhorita Débora!!! Além da reflexão, fez uma ótima alusão. "Dom Casmurro" é o tipo de obra que se deve ler pelo menos uma vez a cada três anos. É tb o tipo de texto que cada vez que lemos aprendemos muito mais, enxergamos ainda mais longe, percebemos outros detalhes... ou seja, é uma leitura que abre os nossos olhos e nos faz deleitar em sonhos acordados.

    ResponderExcluir
  81. "O saber a gente aprende com os mestres e com os livros. A sabedoria se aprende com a vida e com os humildes". Cora Coralina.

    ResponderExcluir
  82. Tudo vale a pena quando a alma não é pequena.

    Fernando Pessoa

    ResponderExcluir
  83. O Cego e o Publicitário

    Havia um cego sentado numa calçada em Paris, com um boné a seus pés e um pedaço de madeira escrito com giz branco: Por favor ajude-me, sou cego. Um publicitário da área da criação que passava em frente a ele parou e viu poucas moedas no boné. Sem pedir licença, pegou no cartaz virou-o, pegou no giz e escreveu outro anúncio. Voltou a colocar o pedaço de madeira aos pés do cego e foi embora. Ao cair da tarde, o publicitário voltou a passar em frente ao cego que pedia esmola. Seu boné agora estava cheio de notas e moedas. O cego reconheceu as pisadas do publicitário e perguntou-lhe se tinha sido ele quem reescrevera o cartaz, sobretudo querendo saber o que ele havia escrito. O publicitário respondeu: "Nada que não esteja de acordo com o seu anúncio, mas com outras palavras." E sorrindo continuou o seu caminho. O cego nunca soube o que estava escrito, mas o seu novo cartaz dizia: "Hoje é Primavera em paris e eu... não posso vê-la." Quantas vezes já nos deparamos com situações em que se poderia ter alterado algo e com a "preguiça" com o "deixa andar", com o cansaço não alteramos e guardamos para o outro dia, guardamos para outro momento. Quantas vezes nos deparamos com situações em que a estratégia que é usada não é a mais correta para aquilo a que se propõe e não ousamos propor uma nova estratégia. Assim e derivado às atitudes anteriores quantas oportunidades não perdemos, quantas mudanças deixamos fugir? Se queremos mudar, fazer, alterar algo devemos fazer sem hesitar, às vezes o pensar muito deixa fugir oportunidades. Devemos ter primeiro o impulso, depois a coragem e só depois o pensamento. Aqui corremos o risco do imprevisto redobrado, do improvisar, mas não podemos esquecer que a vida é feita de imprevistos e nada sai como queremos e planejamos, só ás vezes ela , a vida, nos presenteia com algo que estava no previsto. "Sempre é bom mudarmos de estratégia quando nada acontece". É preciso mudar, arriscar, alterar, experimentar novas coisas, aprender algo novo, acima de tudo nunca parar, nem estagnar, pois isto sim é acontecer, é viver.

    ResponderExcluir
  84. Alguns preferem acreditar na teoria do big bang outros preferem acreditar em um Deus que abençoa todos indivíduos com dons e habilidades e que os coloca em um mundo imperfeito,pois só assim a fé seria testada e só assim seria verdadeiramente alcançada............

    ResponderExcluir
  85. Essa mensagem é muito significativa, senhorita Dhélyca. Muitas vezes o como dizemos é mais importante do que o que propriamente dizemos. Palavras mudam uma história, mudam uma vida, fecham ciclos, abrem ciclos, continua a vida.

    ResponderExcluir
  86. Quando você fizer uma boa ação e não for devidamente reconhecido, não fique triste. Lembre-se que o sol dá um espetáculo durante todas as manhãs, porém muitos ainda estão dormindo - John Winston Lennon

    ResponderExcluir
  87. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  88. A oração é o combustível da fé!

    ResponderExcluir
  89. Uma vida de simplicidade e liberdade

    “A vida de contemplação na ação e na pureza de coração é, portanto, uma vida de grande simplicidade e liberdade interior. Nela, não se busca nada de especial, nem se demanda nenhuma satisfação em particular. Nela, está-se contente com o que se é. Simplesmente se faz o que tem de ser feito e, quanto mais concreto for o que tem de ser feito, melhor. Quem a vive não se preocupa com os resultados do que é feito, mas fica contente com os bons motivos que tem, sem angustiar-se demasiadamente com a possibilidade de cometer erros. Desse modo, pode nadar na intensa corrente da vida e permanecer a todo momento em contato com Deus, na simplicidade e mistério de uma tarefa comum, evidente e presente.

    Thomas Merton

    ResponderExcluir
  90. Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã.
    Portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver.

    ResponderExcluir

  91. “Ingenuamente, achamos que a vida do vizinho é mais feliz que a nossa. Erroneamente, pensamos que a pessoa que está na nossa frente na fila do supermercado é mais sortuda que nós. Nos momentos mais tensos sempre pensamos que qualquer coisa é melhor e mais agradável que a nossa realidade, que muitas vezes se apresenta cheia de pedregulhos e dificuldades. Esquecemos que cada um tem o seu aprendizado, seus obstáculos, sua missão. E que não devemos julgar o outro ou sua vida pelo nosso olhar, que frequentemente é distorcido e irreal.”


    ▬ Clarissa Côrrea

    ResponderExcluir
  92. "A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos, na prudência egoísta que nada arrisca e que, esquivando-nos do sofrimento, perdemos também a felicidade.
    A dor é inevitável. O sofrimento é opcional.”
    — Carlos Drummond de Andrade

    ResponderExcluir
  93. Lindas palavras, senhoritas, ótimas reflexões!!! Para iniciarmos a semana, depois de ter tido dias difíceis, visto imagens desagradáveis a quaisquer olhos humanamente justos e ouvido sons na mesma proporção, imagino que NÃO HÁ CORAÇÃO QUE A PALAVRA DE DEUS NÃO POSSA PENETRAR. Aqueles que se dizem e se sentem independentes de Deus e autosuficientes demais para recorrer a ele principalmente nos momentos de maior dificuldade, às vezes são colocados à prova da soberania divina da pior forma. A vaidade e a soberba humana são duas das piores mazelas entranhadas no ser humano.

    ResponderExcluir
  94. *FAZER DE CADA MOMENTO UMA VIVENCIA MAGICA.

    *EDUCAR A SENSIBILIDADE PARA ENTENDER QUE AS GOTAS DE LÁGRIMAS IRRIGAM A EXISTÊNCIA.
    *DESVENDAR AS COISAS LINDAS, SINGELAS E OCULTAS QUE NOS RODEIAM.
    *DESCOBRIR O SABOR DA ÁGUA, A BRISA NO ROSTO, O AROMA DAS FLORES, O BALANÇAR DAS FOLHAS SOB O ORQUESTRADO VENTO.
    *ENXERGAR O QUE AS IMAGENS NÃO REVELAM E PERCEBER O QUE OS SONS NÃO TRADUZEM.
    *VER COM OS OLHOS DO CORAÇÃO.
    *APRENDER A SER RICO SEM TER GRANDE SOMA DE DINHEIRO. SER ALEGRE MESMO SEM GRANDES MOTIVOS.
    *VIVER SUAVEMENTE, AINDA QUE SOBRECARREGADO COM RESPONSABILIDADES.
    *TER UM ROMANCE COM A VIDA. FAZER POESIAS COM A VIDA, SEM ESCREVER PALAVRAS.
    *ABRAÇAR AS CRIANÇAS, ADMIRAR AS PESSOAS DA TERCEIRA IDADE, TER AGRADÁVEIS CONVERSAS COM OS AMIGOS.
    *LER UM BOM LIVRO,VIAJAR POR SUAS PAGINAS, LIBERTAR A CRIATIVIDADE. OUVIR UMA BOA MUSICA, PENETRAR NOS TRAÇOS DE UMA PINTURA, DE UMA ARQUITETURA. NAVEGAR PELAS ÁGUAS DA EMOÇÃO"
    *SER UM CAMINHANTE NAS TRAJETÓRIAS DO PRÓPRIO SER.
    *FAZER COISAS FORA DA AGENDA.
    *SUPERAR A ROTINA E CONSTRUIR UM OÁSIS NO DESERTO DO TÉDIO.
    *ABRIR AS JANELAS DA INTELIGÊNCIA PARA FAZER NOVAS DESCOBERTAS.
    *PENSAR EM OUTRAS POSSIBILIDADES. LIBERTAR A IMAGINAÇÃO.
    *AREJAR A EMOÇÃO E ENCANTAR A SI MESMO.
    *SURPREENDER POSITIVAMENTE AS PESSOAS QUE O RODEIAM. TER GESTO NUNCA TIDO.
    *ELOGIAR QUEM AMAMOS. PENETRAR NO MUNDO DELES, CONHECER SEU SONHOS,SUAS ALEGRIAS, SEUS TEMORES.
    *DANÇAR A VALSA DA VIDA COM A MENTE LIVRE.
    *FAZER DA VIDA UMA GRANDE AVENTURA."

    ResponderExcluir
  95. Felicidade
    Felicidade é uma busca
    é uma conquista constante
    felicidade não é um momento apenas
    é ter amigos,
    alguém com quem partilhar
    as alegrias e as tristezas
    é sentir o profundo amor de Deus
    e fazer dele o nosso eterno tesouro,
    é buscar nele a alegria de viver
    vibrando com os pequenos acontecimentos
    enfrentando com paciência as contrariedades da vida
    é poder estender a mão
    é ajudar pelo prazer de ajudar
    sem jamais pensar no amanhã.

    ResponderExcluir
  96. Lindas e sábias palavras, senhorita Dhelyca!

    ResponderExcluir
  97. O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso, existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis... Fernando Pessoa.

    ResponderExcluir
  98. Amadurecer
    Caio Fernando Abreu

    Outra coisa que eu penso quando me lembro daquelas uvas cor-de-rosa é que, na vida, as coisas mais doces custam muito a amadurecer.

    ResponderExcluir
  99. Podemos acreditar que tudo que a vida nos oferecerá no futuro é repetir o que fizemos ontem e hoje. Mas, se prestarmos atenção, vamos nos dar conta de que nenhum dia é igual a outro. Cada manhã traz uma benção escondida; uma benção que só serve para esse dia e que não se pode guardar nem desaproveitar.
    Se não usamos este milagre hoje, ele vai se perder.
    Este milagre está nos detalhes do cotidiano; é preciso viver cada minuto porque ali encontramos a saída de nossas confusões, a alegria de nossos bons momentos, a pista correta para a decisão que tomaremos.
    Nunca podemos deixar que cada dia pareça igual ao anterior porque todos os dias são diferentes, porque estamos em constante processo de mudança.

    ------- Paulo Coelho

    ResponderExcluir
  100. Pobre de quem teve medo de correr os riscos. Porque este talvez não se decepcione nunca, nem tenha desilusões, nem sofra como aqueles que têm um sonho a seguir. Mas quando olhar para trás - porque sempre olhamos para trás - vai escutar seu coração dizendo: "O que fizeste com os milagres que Deus semeou por teus dias? O que fizeste com os talentos que teu Mestre te confiou? Enterraste fundo em uma cova, porque tinhas medo de perdê-los. Então, esta é a tua herança: a certeza de que desperdiçaste sua vida".

    ResponderExcluir
  101. Nem sempre tudo dá certo, mas não tenha medo de arriscar, faça sua escolha e se algo der errado tenha sabedoria para enfrentar os obstáculos, superação é o segredo para o sucesso.

    Willian Vailate

    ResponderExcluir
  102. Se te queixas do pouco que te garante a vida, pensa na criancinha que adormece com fome, no amigo sem trabalho vendo os filhos sem pão, na mulher esmolando para o filho doente, reflete nos que sofrem, muito mais que nós mesmos. E meditando em ti darás graças a Deus!!!!

    ResponderExcluir
  103. Se Deus é por nós, quem será contra nós? As bênçãos de Deus vão muito além do que os nossos olhos podem enxergar, e quando a gente menos espera, somos surpreendidos por uma bênção maravilhosa.

    ResponderExcluir
  104. Quanto maiores somos em humildade, tanto mais próximos estamos da grandeza.

    Rabindranath Tagore

    ResponderExcluir
  105. Que proveito tem o homem, de todo o seu trabalho, que faz debaixo do sol?
    Uma geração vai, e outra geração vem; mas a terra para sempre permanece.
    Nasce o sol, e o sol se põe, e apressa-se e volta ao seu lugar de onde nasceu.
    O vento vai para o sul, e faz o seu giro para o norte; continuamente vai girando o vento, e volta fazendo os seus circuitos.
    Todos os rios vão para o mar, e contudo o mar não se enche; ao lugar para onde os rios vão, para ali tornam eles a correr.
    Todas as coisas são trabalhosas; o homem não o pode exprimir; os olhos não se fartam de ver, nem os ouvidos se enchem de ouvir.
    O que foi, isso é o que há de ser; e o que se fez, isso se fará; de modo que nada há de novo debaixo do sol.

    — Eclesiastes 1

    ResponderExcluir
  106. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  107. A vida me ensinou a nunca desistir
    Nem ganhar, nem perder mas procurar evoluir
    Podem me tirar tudo que tenho
    Só não podem me tirar as coisas boas
    Que eu já fiz pra quem eu amo

    E eu sou feliz e canto
    O universo é uma canção
    E eu vou que vou

    Histórias, nossas histórias
    Dias de luta, dias de glória
    Histórias, nossas histórias
    Dias de luta, dias de glória!

    Charlie Brown ...

    ResponderExcluir
  108. Silêncio
    Karl Marx

    Eu sei que o silêncio muitas vezes tira a vontade de alguém ouvir uma palavra, mas tem hora que as palavras doem mais do que o silêncio.

    ResponderExcluir
  109. A sabedoria do homem é loucura para Deus!!

    ResponderExcluir
  110. "A vida é maravilhosa, mesmo quando dolorida. Eu gostaria que na correria da época atual a gente pudesse se permitir, criar, uma pequena ilha de contemplação, de autocontemplação, de onde se pudesse ver melhor todas as coisas: com mais generosidade, mais otimismo, mais respeito, mais silêncio, mais prazer. Mais senso da própria dignidade, não importando idade, dinheiro, cor, posição, crença. Não importando nada."

    Lya Luft

    ResponderExcluir
  111. De que vale todo o conhecimento do mundo sem sabedoria? De que vale todo o dinheiro do mundo sem humildade? De que vale a vida sem Deus?

    ResponderExcluir
  112. Concordo com o que ouvi certa vez: valorize sua consciência, não sua reputação, pois a sua reputação é decorrente do que os outros pensam de vc, e o que os outros pensam de vc é problema deles.Já o que vc pensa, e faz e existe em sua mente é o que vc realmente é, e isso só vc pode avaliar.

    ResponderExcluir
  113. A MAIORIA DAS COISAS IMPOSSÍVEIS SÃO IMPOSSÍVEIS PORQUE NÃO FORAM TENTADAS.

    ResponderExcluir
  114. Na alegria ou na dor, na prosperidade ou na miséria, na saúde ou na doença, importante, no entanto, é continuar o esforço, levantar-se depois de cada queda, adquirir pouco a pouco, a coragem a fé, a vontade !❁ ❀ ✿

    ResponderExcluir
  115. A pessoa que consideram ignorante e insignificante é alguém que veio de Deus, que ela possa aprender a felicidade a partir do sofrimento e o conhecimento a partir das lutas...

    ResponderExcluir
  116. Amizade, palavra que designa vários sentimentos que não podem ser trocados por meras coisas materiais. Deve ser guardada e conservada no coração.

    ResponderExcluir
  117. Não alcançamos a liberdade buscando a liberdade, mas sim a verdade. A liberdade não é um fim, mas uma consequência.
    Leon Tolstoi

    ResponderExcluir
  118. Parabéns pelas ricas postagens, Dhélica, elas enriquecem o blog. Parabéns pela aluna e pessoa que é. Fique com Deus.

    ResponderExcluir
  119. Obrigada professor Murilo que Deus te abençoe nessa nova jornada de sua vida fique com Deus também! Boa sorte e sucesso!

    ResponderExcluir
  120. Há mais de dez anos trabalho em escola, sou docente. E durante esse período aprendi e vivi coisas que não há palavras para descrevê-las ou dinheiro para pagá-las, tão ímpares foram as situações. Boas ou ruins, todas elas me ensinaram, e assim como muitas coisas vividas, muitas são tb as pessoas lembradas, os colegas, os alunos, alguns pais... Costumo dizer para amigos, colegas de trabalho, familiares que as escolas por onde passei foram escolas muito mais para mim do que para os meus próprios alunos, pois aprendi tanto que não há palavra e nem dinheiro que as descreva ou pague.

    ResponderExcluir
  121. Sempre me pego pensando no tipo de pessoas que estamos formando a partir das atitudes que temos tomado. Para onde estamos indo? Em que direção estamos caminhando? Aonde iremos chegar? Como bem disse Monteiro Lobato: "Às vezes não me considero digno de viver no século em que vivo, pois ainda me resta um átomo de consciência".

    ResponderExcluir
  122. Sou a prova viva, a materialização das bênçãos de Deus. A minha vida tem sido uma vida de vitórias porque Deus sempre esteve comigo. Tudo posso naquele que me fortalece.

    ResponderExcluir
  123. O triunfo de um homem não depende de uma arma!

    ResponderExcluir
  124. Quanto mais vazia for a vida, maior é o seu peso.

    ResponderExcluir
  125. "O ser humano é o animal socialmente domesticável mais irracional que existe no planeta". M. M. N.

    ResponderExcluir
  126. Que Deus seja sempre o nosso guia. Que ele esteja sempre à frente de tudo que aconteça conosco, que ele seja nosso força, nossa sabedoria, nossa paciência e nossa alegria. Ótima e abençoada semana a todos.

    ResponderExcluir
  127. "Lute com determinação, abrace a vida com paixão, perca com classe e vença com ousadia, porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante". Charlie Chaplin"

    ResponderExcluir
  128. Você já percebeu que os momentos em que você tem menos tempo são os que você mais produz?

    ResponderExcluir
  129. Um dos maiores prazeres da vida é perceber a riqueza das diferenças. Diferenças de pensamento, de gosto, de crença etc.

    ResponderExcluir
  130. Ninguém é tão ruim que não tenha nada de bom a oferecer. Ninguém é tão bom que não tenha nada de ruim a ser melhorado.

    ResponderExcluir
  131. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  132. Às vezes o sabor do veneno é prazeroso, mas nos leva a um caminho sem volta. A sabedoria é a chave para não cairmos em tentação.

    ResponderExcluir